Antes de qualquer coisa, começaremos com uma pergunta bastante simples: você cuida da sua higiene bucal diariamente?

Ou melhor…

Você cuida da sua higiene bucal diariamente e da forma correta?

Sem pensar muito, você pode até dizer que sim, mas pode ser que a sua boca esteja precisando de mais cuidados sem você perceber. Afinal, falaremos aqui de um problema bucal que, embora tenha tratamento, é amplamente desconhecido e está bastante presente em todo o mundo: as doenças periodontais.

Mas o que é a doença periodontal? 

picture2 Você sabe cuidar da sua gengiva?
[ imagem referência.https://www.colgate.com.br/content/dam/cp-sites/oral-care/oral-care-center/global/article/hero-what-is-gingivitis-signs-and-symptoms.jpg.rendition.640.360.jpg ]

 

Bem, de maneira bem resumida, a doença periodontal nada mais é do uma doença na gengiva, ou seja, uma doença na boca, que, a depender do motivo, pode aparecer de duas maneiras:

  1. Gengivite: pode aparecer, entre outros motivos, pela má escovação e é causada pelo acúmulo de bactérias com diferentes níveis e tipos de manifestação, sendo as ocorrências mais comuns a irritação e inflamação na gengiva;
  2. Periodontite: uma espécie de avanço mais agressivo e perigoso da gengivite, capaz de danificar as estruturas que sustentam o dente, gerando sua perda precoce e podendo evoluir até mesmo para um quadro que comprometa a saúde do coração.

Já o grande problema é que este tipo de situação, embora não pareça algo tão preocupante à primeira vista, pode resultar tanto na perda precoce dos dentes, devido a uma rápida deterioração óssea, quanto no desenvolvimento de outras doenças mais sérias, causadas pelo contato de bactérias com a corrente sanguínea por meio das feridas na gengiva.

Veja como evitar!

Uma doença recordista 

Sabe quando dissemos que essa é uma condição bastante comum em todo o mundo? Não é exagero.

Segundo dados de um estudo divulgado pela Universidade de São Paulo (USP) lá em 2019, cerca de 99% das pessoas sofrem, em maior ou menor grau, com algum tipo de doença periodontal.

Como cuidar do jeito certo da sua gengiva 

picture3 Você sabe cuidar da sua gengiva?
[imagem referência. https://www.colgate.com.br/content/dam/cp-sites/pt_br/oral-care/oral-care-center/global/article/AdobeStock_392632073.jpg.rendition.640.360.jpg ]

 

As ações recomendadas para a prevenção são bastante conhecidas e você até já deve praticá-las na sua rotina:

  • Manter a escovação diária em dia;
  • Usar o fio dental após as refeições;
  • Fazer bochechos com enxaguante bucal;
  • Limpar frequentemente a língua.

O problema, no entanto, é que muitas das vezes realizamos estes cuidados de maneira equivocada. Veja o que você deve evitar:

  • Exagerar na força ao escovar os dentes;
  • Pular o uso do fio dental após as refeições;
  • Usar produtos com pouca eficiência na prevenção e controle da higiene bucal.

Mas quer saber a boa notícia? Para o último dos casos, já temos a solução: escolha Colgate PerioGard.

A solução especializada no cuidado da gengiva!

picture4 Você sabe cuidar da sua gengiva?
[link https://www.colgate.com.br/content/dam/cp-sites/pt_br/oral-care/oral-care-center/global/article/AdobeStock_262792302.jpg.rendition.640.360.jpg ]

 

Com mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento, a marca Colgate PerioGard conta com uma linha completa especializada no cuidado avançado da gengiva. Tudo graças ao uso de ingredientes ativos comprovadamente eficazes como a clorexidina presente no enxaguante e o citrato de zinco no creme dental, que combatem a principal causa de sangramento da gengiva, gengivite e placa bacteriana.

Por isso, não espere pelos sinais óbvios. Faça do cuidado gengival uma prioridade diária e escolha Colgate PerioGard – a marca mais recomendada por dentistas para o cuidado com a gengiva.

Experimente e utilize Colgate PerioGard

Quer cuidar melhor da sua gengiva? Então clique aqui  e aqui e garanta prioridade diária com produtos exclusivos de nossos parceiros!

*Causados por bactérias. Escovação e enxague diários ajudam a remover a placa bacteriana, prevenindo o sangramento da gengiva.

**Estudo conduzido em nome da Colgate Palmolive em 2022. 600 entrevistas com dentistas no Brasil. Margem de erro de 4.0 na amostra.