É típico que as pessoas cheguem e falem: “não consigo ter tempo para treinar durante a semana”. Elas entendem esse “durante a semana” como segunda a sexta, mas porque excluir os dois dias do final de semana, sábado e domingo, se eles também fazem parte da semana? 

Os finais de semana não só podem, como devem fazer parte do seu treino —mas não estou falando daqueles famosos “atletas de finais de semana” que acham que jogar futebol tomando cerveja e comendo churrasco faz parte do treino, pois, além de não contar como treino, pode levar a vários problemas sérios de saúde. Estou falando de pessoas que, de forma organizada e periodizada por um profissional de educação física, tenham uma rotina de treinamento bem estabelecida, incluindo os finais de semana.

Vale lembrar que pessoas que treinam de segunda a sábado, por exemplo, precisam de um dia de descanso, mas o descanso pode ser ativo, como realizar uma atividade diferente e mais leve das atividades do dia anterior.

 

Origem dos 7 dias da semana

A explicação dos 7 dias da semana vem de muitos anos. Muitos creem em explicações bíblicas em que Deus criou o mundo em 6 dias e descansou no sétimo. Mas, antes mesmo da Bíblia, civilizações antigas adotavam os 7 dias da semana. Acredita-se que foram os babilônios que começaram essa divisão do tempo por volta do ano 600 a.C. e provavelmente dividiam o tempo com base nos 7 “planetas” visíveis a olho nu: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno. Para os judeus que escreveram a Bíblia, o número 7 também era sagrado, tanto que ele foi usado para descrever a criação do Universo por Deus. Porém, foi só durante o Império Romano que a ideia de uma semana com 7 dias ganhou cada vez mais popularidade. 

A real é que seu corpo não está nem aí se é dia da semana ou final de semana, isso, como já dito, é uma divisão criada pela sociedade, e não biológica. Ele precisa fechar o “caixa” do seu dia e o saldo para nossa saúde sempre deve ser baseado em gasto e consumo. 

Claro que para quem trabalhou uma semana inteira, o fim de semana é um momento para desestressar. Mas não há nada melhor para desestressar do que treinar.

Usamos o final de semana como merecimento de uma semana corrida —e é claro que isso é excelente para saúde mental —mas temos que entender que o final de semana da “avacalhação” começa na sexta à noite. É quase um efeito dominó de sexta à noite, sábado e domingo, afinal é “só” o final de semana. Mas você já parou para pensar que, se o seu final de semana começa na sexta, são três dias da semana de “jogar tudo para o alto”? Pensando que a semana tem sete dias, você comprometeu quase metade dela —já escrevi um texto aqui na coluna mostrando que se colocarmos o pé na jaca aos finais de semana e feriados você tem 33% da alimentação do seu ano comprometida. Esse “só final de semana” torna-se um terço do seu ano. 

Então é hora de pensar no seu organismo a cada 24 horas, não de semana versus final de semana. Você sabe que vai chegar o final de semana, porque sua mente espera por ele.

Mas o seu corpo trabalhará da mesma forma, independente se é terça ou domingo. Não vejo problemas em colocar na sua rotina de final de semana uma feijoada com os amigos no sábado, afinal é super saudável jogar conversa fora e dar boas risadas. Mas, se você está em um processo de mudança de estilo de vida, mudança do padrão alimentar, emagrecimento; foque em escolher um momento —um momento e não um dia —do seu final de semana para que isso aconteça e, mesmo assim, não deixe de ter sua organização alimentar no dia.

Por exemplo, se for almoçar uma feijoada, faça seu café da manhã de forma saudável e adequada, ingira o lanche da manhã —se acordar muito cedo —treine, e não vá ao prato principal morrendo de fome e vontade logo de cara. Entenda que as compensações alimentares devem ser em um dia e não entre dias —então esqueça do detox na segunda, já que você deve distribuir sua alimentação dentro de um mesmo dia.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

Megacurioso. Como foi definido que a semana teria 7 dias? Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/cotidiano/102268-como-foi-definido-que-a-semana-teria-7-dias.htm