Com o aumento da busca por um estilo de vida saudável, muitas pessoas procuram suplementos para ajudar no emagrecimento, fortalecimento muscular e melhora da disposição. Nesse contexto, alguns ativos ganham destaque, como: ômega 3, creatina, niagen, robuvit e cúrcuma.

As propriedades desses ativos são distintas, mas associados podem trazer benefícios para o seu organismo —lembrando sempre que é necessário indicação e orientação médica.

Ômega 3

O ômega 3 é um importante aliado no processo de emagrecimento, pois auxilia na função anti-inflamatória que contribui no controle do peso. O que sabemos é que a inflamação crônica leva ao aumento da resistência à insulina –-que gera ganho de peso e dificuldade de perder gordura.

Dessa forma, o ômega 3 atua na sensibilidade à insulina, contribuindo no controle da glicemia e prevenção do diabetes. E não é só isso, ele também auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL, gerando maior proteção cardiovascular.

Não importa se você vai comprar o anunciado na televisão ou o da farmácia, apenas certifique-se que ele seja de boa qualidade. Para isso, confira sempre no rótulo a quantidade EPA e DHA, e se tiver mais de 330 mg e 220 mg, respectivamente, é um ômega 3 aceitável para a suplementação.

Mas como nem tudo são flores, pode ser que ele tenha um efeito colateral desagradável, como arrotos com cheiro e gosto de peixe. Uma maneira muito fácil de conter esse efeito colateral é manter o pote de ômega 3 no freezer, pois a cápsula resfriada atenua os efeitos. Além disso, essa é também uma maneira de verificar a qualidade do produto, pois caso o conteúdo da cápsula congele, significa que não é de boa qualidade.

Creatina

A creatina pode melhorar a força e fortalecimento muscular, além de ser uma aliada para a melhora da composição corporal. É um aminoácido amplamente estudado por conta da sua relação com o fortalecimento muscular e aumento da performance física. Com o aumento da massa muscular, o metabolismo basal aumenta e, consequentemente, eleva o gasto calórico –que contribui para a redução da gordura corporal –, mesmo no repouso, auxiliando no processo de emagrecimento.

Também exerce importante papel no fortalecimento, aumentando a capacidade de produção de energia dos músculos, acarretando em um aumento da força e da resistência física, além de atuar em níveis neurais e contribuir na melhora da cognição e da fadiga mental.

Ela é recomendada para diversas faixas etárias, desde o adolescente até o idoso, e sua administração é indispensável, principalmente na terceira idade, pois nessa faixa etária, observa-se a diminuição da quantidade de massa magra e da cognição.

Niagen

Outro aliado importante para saúde é o niagen, composto pelo ribosídeo de nicotinamida, da família da vitamina B3, que reduz o acúmulo de gordura no corpo ao estimular a produção de mitocôndrias intracelulares, que são as moléculas responsáveis por fornecer energia nas células de todo o corpo. Assim, quando há aumento da produção de mitocôndrias, ocorre a melhora do metabolismo e aumenta a capacidade de queima de gordura.

Por se tratar de um estimulador de ATP –que fornece energia para a célula –, aumenta a recuperação muscular mais rapidamente após o exercício. Em relação à disposição, é uma excelente ferramenta para melhorar dores crônicas, procrastinação e desânimo, uma vez que aumenta a produção de NAD+, molécula importante no processo de produção de energia celular.

Ao administrar esse composto, é como se ligasse uma usina hidrelétrica no seu organismo, fornecendo energia e força de vontade. Você fica mais disposto para a realização dos afazeres do dia a dia e também para praticar exercício físico. Contudo, o efeito pode ocorrer, em média, de 7 a 14 dias após o uso do composto –claro que este prazo depende muito da absorção de cada organismo e do grau de inflamação.

Robuvit

O robuvit é um extrato natural de carvalho francês que é atualmente estudado pela relação com seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, trazendo benefícios para o emagrecimento, fortalecimento muscular e melhora da disposição. Ele pode contribuir com efeitos positivos para saúde por meio da redução da inflamação, provocada pelo aumento do acúmulo de gordura no corpo. Assim, com a diminuição da inflamação, ocorre uma melhora na sensibilidade à insulina, favorecendo a queima de gordura e o controle do peso.

Ele também auxilia na redução do estresse oxidativo nas células musculares e contribui para um recuperação mais rápida e efetiva após o exercício físico. Além disso, pode melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial, os níveis de colesterol e melhorando a função dos vasos sanguíneos.

Cúrcuma

A cúrcuma –a mais nova protagonista de diversos posts das mídias sociais –, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria frequentemente utilizada na culinária, estudada por seus potenciais efeitos positivos à saúde.

Os seus benefícios contam com a contribuição no processo de perda de peso, propriedades anti- inflamatórias potentes, redução inflamações no corpo, regulação dos níveis de açúcar no sangue (glicemia), aumento do metabolismo e do gasto calórico. Dessa forma, associada a esses benefícios, a cúrcuma pode prevenir e melhorar doenças cardíacas, diabetes e artrite. Também atua no sistema imunológico e na saúde da pele.

Estudos apontam a melhora da função cerebral com o aumento da produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, auxiliando no humor, disposição física e desempenho cognitivo.

Por ser um ativo de fácil manuseio, utilizado frequentemente na culinária, existem diversas formas de incluí-lo no dia a dia, como shot matinal de cúrcuma e também em forma de tempero de alimentos.

Cada um desses ativos apresenta propriedades distintas, porém juntos, trazem diversos benefícios ao seu organismo. É importante ressaltar que os suplementos não são soluções mágicas para uma vida saudável, mas podem ser complemento importante da alimentação equilibrada e estilo de vida ativo. Sempre procure um Profissional para qualquer indicação e prescrição.

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.