Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com o Dr. Jayr Schmidt Filho, hematologista.

Em conversa esclarecedora, o hematologista comentou sobre a nova forma de tratamento para câncer, a terapia genética CAR-T.

“Consiste em extrair células de defesa do paciente, ou seja, os linfócitos T dele, levar para um local de produção, um laboratório, e aí você modifica geneticamente através da adição de um vírus. Um vírus que é próprio para entrar no DNA da célula, do linfócito, modificar geneticamente, fazer ele expressar um receptor na sua superfície que permite reconhecer a célula do câncer, a célula cancerígena e atacar”, explica o doutor.

O médico revela que essa terapia com células geneticamente modificadas já está disponível para um grupo de doenças, como leucemia da linhagem linfoide, alguns tipos de linfoma de linhagem de linfócito B e o mieloma múltiplo. 

“Isso realmente é uma coisa muito revolucionária. É um tratamento único. Se a gente for colocar no principal tipo, que é o linfoma, vamos dizer que é quase cura metade dos pacientes que são submetidos. Estamos falando de doenças que não seriam curadas com praticamente terapia nenhuma”, enfatiza Jayr.

Formado em medicina pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com residência em clínica médica na UNICAMP, residência em Hematologia e Hemoterapia na USP, e treinamento em transplante de medula óssea na Seattle Cancer Care Alliance / Fred Hutchinson Cancer Research Center. É chefe de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular do A.C.Camargo Cancer Center, e coordena no A.C. Camargo uma equipe multidisciplinar de profissionais dedicados a oferecer o melhor tratamento e cuidado aos pacientes com câncer hematológico. Tem mais de 10 anos de experiência na área de hematologia, com foco em doenças malignas, terapia celular e transplante de medula óssea.

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!