Em conversa com Paola Machado, a Dra. Andreia Costa Santos, doutora em economia da saúde, revelou  que atualmente vivemos em uma epidemia de obesidade mundial, e as causas podem estar relacionadas ao estilo de vida moderno, optando por hábitos nada saudáveis.

A Dra. Andreia Santos, doutora em economia, convidada do quadragésimo quarto episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, enfatizou que é o estilo de vida no dia a dia uma das principais contribuições para o aumento da taxa de obesidade, principalmente em países ricos.  

“A obesidade é uma epidemia mundial e ela está muito ligada à questão mesmo do comportamento do dia a dia, do estilo de vida das pessoas. Então quanto mais rico o país fica, mais o estilo de vida piora. Porque o uso de carro, o consumo excessivo de alimentos processados, o estilo de vida corrida, então é tudo muito a questão social”, nos contou a doutora.  

Ela destacou que a questão da formação profissional dos profissionais de saúde pode ajudar a prevenir o aumento da taxa de obesidade e o financiamento público para a implementação de estratégias, como controle, orientação e educação desses pacientes, no combate à obesidade.

“A capacitação do profissional, a implementação constante e financiamento dessas intervenções a longo prazo, trazem retorno”, diz a PhD.  

Doutora em Economia da Saúde pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSTHM), University of London. É professora e pesquisadora na LSHTM e pesquisadora no Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Ampla experiência em análise de custos de intervenções em saúde e coautora de uma pesquisa sobre o custo da inatividade física para a saúde pública em 194 países. 

 

Assista ao trecho:

 

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #44 – O custo da inatividade: quanto podemos economizar com a atividade física

 

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!