Um dos maiores mitos sobre a dieta sem glúten, é que parar de comer radicalmente alimentos sem glúten vai emagrecer demasiadamente.

Mas o que de fato acontece é que talvez essas pessoas tenham um alto nível de inflamação no corpo, e ao retirar o principal agente dessa causa, há uma sensação de perda de peso, mas na realidade, talvez tenha apenas um reganho de peso real e de origem.

Já falamos aqui sobre o poder inflamatório do glúten, e mais do que falar sobre isso, vale destacar que seguindo qualquer dieta, o que realmente funciona é mudar seus hábitos alimentares, como priorizar alimentos mais naturais e começar a fazer sua própria comida em casa, em vez de comprar produtos industrializados. São essas mudanças que ajudam no processo de emagrecimento. Porque se você apenas trocar o pão integral do mercado pelo pão sem glúten, também do mercado, nada vai acontecer e você ainda vai gastar mais.

Para comer de tudo sem passar vontade e ainda assim conseguir manter o peso ou diminuir, é preciso um pouco mais do que apenas substituir produtos. 

O pão é possível em qualquer dieta, desde que você saiba usar bons ingredientes para controlar a quantidade de carboidratos e carga glicêmica elevada. É importante também, aprender a fazer longas fermentações, que vão ajudar no processo de digestão e também diminuição de carga glicêmica desse alimento, e usar e abusar dos ingredientes e fibras naturais. 

Entendendo e fazendo boas escolhas, o alimento sem glúten pode te ajudar no processo de emagrecimento, mesmo comendo o que você tanto ama.

Quer aprender um pouco mais sobre culinária sem glúten sem restringir seus alimentos? Eu tenho cursos que podem te ajudar nesse processo de saúde. Acesse meu site e saiba mais. 

Eu vou deixar uma receita de pão para o dia a dia, que vai te ajudar a encontrar esse equilíbrio entre dieta e bem-estar.

Wraps 10 sem glúten com baixo carboidrato

Ingredientes

120 mililitros de água morna;

1 colher de sobremesa de fermento biológico seco;

1 colher de chá de açúcar para a fermentação (não pode ser adoçante e não adoça a receita); 

200 gramas de farinha de amêndoas fina;

190 gramas de polvilho doce;

1 colher de chá de sal;

1 colher de chá de goma xantana;

2 ovos;

20 gramas de azeite; 

Fubá para polvilhar a bancada.

Preparo

  1. Dissolva na água morna (42°Celsius) o fermento e o açúcar. Deixe formar uma espuma. Aproximadamente 3 minutos. 
  2. Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes secos. Adicione, ovos, azeite e água da fermentação. Misture com as mãos até ficar bem homogênea. 
  3. A massa fica bem pegajosa. Então, unte as mãos com óleo para modelar as massas. 
  4. Polvilhe a bancada com fubá. Para abrir a massa, deve- se ter delicadeza, porque ela fica molinha. Abra em uma espessura de 2 milímetros
  5. Asse os discos em frigideira quente.
  6. Pode congelar os discos já assados. 

Rendimento: 8 discos de aproximadamente 80 gramas cada.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.