Férias escolares são necessárias! As crianças desfrutam de dias coloridos e cheios de brincadeiras, sem grandes compromissos ou aquele horário apertado com inúmeras atividades pedagógicas; os pais por vezes entram na corda bamba de horários, administrando o trabalho e o tempo com a criançada, mas, sem dúvida, ganham tempo de qualidade para ficar com os filhos. No geral, são dias intensos em que a rotina se vai, dando espaço a maior flexibilidade relacionada com as horas de sono, ao que se come, e a tantas outras tarefas que precisam ser retomadas antes de voltarem às aulas.
A retomada desta rotina é regada, muitas vezes pelo estresse e pelas conversas desconfortáveis, por isto devemos evitar este desgaste e essa transição conturbada logo. Por isso, te faço a sugestão de voltar gradativamente para os horários e atividades que envolvem a rotina escolar.
Entre tantas justificativas que eu poderia apresentar a vocês, mostrando a necessidade desta retomada, acredito que a mais importante está relacionada ao ritmo biológico, que é um grande regulador do funcionamento de nosso organismo. Responsáveis pelos ajustes deste ritmo temos um relógio central que está localizado no cérebro (em nosso sistema nervoso central), os relógios periféricos (em vários órgãos) responsáveis pela liberação de hormônios e os neurotransmissores essenciais que, para as crianças em fase escolar, são indispensáveis ao desenvolvimento, crescimento, e também aos aspectos cognitivos envolvidos no rendimento escolar.
Mas como podemos caminhar de maneira leve e agradável, rumo à rotina?
Vou compartilhar com vocês algumas ações que tomamos por aqui, pelo menos uma semana antes da volta às aulas:
A rotina de sono é a primeira que deve ser ajustada. Geralmente durante as férias, as noites de sono são mais curtas, e a hora de despertar se alonga, alterando de maneira importante o padrão de sono e, portanto, uma parte importante da nossa fisiologia. O meu convite é que, pelo menos 7 dias antes de voltar à escola, seu filho possa começar a dormir mais cedo e naturalmente o momento de despertar vai se auto regulando.
Durante a infância e a adolescência considero o sono um aliado importante para a higiene mental e para a saúde como um todo dos pequenos; muitos investigadores discutem que mudanças significativas nos padrões de sono/ vigília durante a puberdade, incluindo uma fase de sono atrasada (tendência para dormir mais tarde), menor duração do sono e horários de sono irregulares (dormir mais durante os fins de semana em comparação com os dias da semana) podem causar importantes alterações hormonais prejudicando a evolução da puberdade. Logo, a irregularidade inevitável ocasionada pelas férias escolares, associada ao maior tempo de exposição às telas contribui com este prejuízo mencionado. Portanto, aos poucos, te faço a sugestão de colocar as crianças para dormirem mais cedo (de 30 em 30 minutos, por exemplo), considerando que devem estar descansando próximo das 20h – 21h.
Sei bem que desacelerar os pequenos é desafiador então, minha recomendação é que pelo menos duas horas antes, ou seja, entre 18h e 19h, desligue as telas e talvez faça deste momento aquele de conversa entre família, leitura, ou até de escutar uma boa música e introduzir pequenas pílulas de meditação para as crianças. Acredite que isto será bom também para você, sem contar que estará dando o exemplo, que é a melhor forma de “ensinar”.
Ao ajustar o sono, o padrão alimentar também tende a sofrer modificações positivas; hormônios como grelina (considerado orexígeno –regulador do “impulso” de comer), leptina (anorexígeno que regula a saciedade, além do balanço energético) e insulina tendem a se auto regular, melhorando a percepção da sensação de fome, apetite e saciedade dos pequenos. Noites de sono mais curtas estão relacionadas ao desajustes destes hormônios, favorecendo quadros de ganho de peso, resistência à insulina, alterações tireoidianas entre outras, portanto, todo cuidado é pouco.
Organizar os horários das refeições, também é necessário. Portanto, a sugestão é iniciar pelo café da manhã já que, ao fazermos isto, ocorrerá uma tendência natural de antecipação da sensação de fome, tornando mais fácil ajustar o horário das demais;
Caso as atividades físicas programadas tenham passado por uma pausa, te convido a retomá-las, de preferência no período da manhã ou início da tarde, uma vez que este horário poderá auxiliar no maior cansaço físico à noite, trazendo uma necessidade natural de dormir mais cedo.
No geral, estas são algumas sugestões, mas é certo que cada casa e família possui uma rotina (ou a falta de uma kkkkk, pelo menos neste período); o mais importante é ter consciência de que os ajustes são necessários e que podem ser feitos de maneira mais suave e tranquila. No geral, a retomada deve envolver: hora, qualidade de sono e descanso; alimentação e atividade física planejada.
Desejo sucesso nesta retomada, e que possa aproveitar ao máximo os dias finais de férias ao lado dos pequenos.
*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Como a sua alimentação pode influenciar diretamente na sua beleza física
Arroz e feijão: um casamento feliz para a nutrição humana
Álcool no pão de forma: há riscos à saúde? Qual é a quantidade segura?
Como nossa dieta influencia a microbiota intestinal e a absorção de vitamina D
Alimentos germinados: a solução sustentável para a sua saúde e para o planeta