A Adriana Stavro, nutricionista, convidada do sexagésimo segundo episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, explicou sobre a alimentação durante a infância e a adolescência, evidenciando o impacto das restrições alimentares da infância nos hábitos alimentares do adolescente.

“Um fator de risco para desenvolver transtorno alimentar lá na frente é você começar a restringir a criança muito cedo. Eu acho que em casa, até os dois anos de idade, a criança realmente precisa ter uma alimentação [mais controlada], porque é uma criança que mesmo que ela vá numa festa ela não vai sair sozinha, ela não vai sair andando e comer qualquer coisa. Ela não tem muita noção, muita autonomia”, destaca a especialista.  

A nutricionista comentou que mesmo seguindo uma alimentação saudável, é possível à criança e ao adolescente consumir em alguns momentos especiais, festivos, alguns doces ou salgadinhos. Basta isso não se tornar a maioria, e sim a exceção, mantendo a saúde e ainda prevenindo restrições que possam levar à transtornos alimentares no futuro.

“Acho que passou dos dois anos de idade, a partir do momento que essa criança vai à uma festa, a vida social da criança também é importante. E se ela comer um brigadeiro na festa uma vez por mês, não vai ser isso que vai estragar toda a saúde dela”, diz Adriana.  

Formada em nutrição com mestrado pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em  Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP), e em Fitoterapia pela Courses4U. Fez um curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School.

 

Assista ao trecho:  

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #62 – Engravidei sem querer e estou acima do peso. Devo emagrecer?

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!