A Dra. Carol Mardegan, cirurgiã vascular e convidada do sexagésimo episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, enfatizou que os principais fatores que aumentam o risco de desenvolvimento vão além da genética.

“Existe um fator genético na evolução da trombose, mas não é só a trombofilia que causa trombose. Existem  outros fatores, por exemplo, o que a gente estava conversando: a cirurgia em si, o fato da mulher usar anticoncepcionais, pílulas combinadas também aumentam o risco desse paciente ter trombose”, destaca a doutora.  

A cirurgiã comentou sobre outros fatores de estilo de vida, como sedentarismo e imobilização, muitas vezes causados ​​por cirurgias. Ela também mencionou doenças que podem aumentar a incidência de trombose.

“Estilo de vida sim, quando a gente fala de pacientes sedentários. Varizes mais calibrosas também aumentam o risco de desenvolver trombose, pacientes que ficam imobilizados, então ah quebrei o tornozelo tive que usar um gesso, então isso também favorece a trombose. Algumas infecções, por exemplo a do Covid, alguns tipos de câncer”, nos conta Carol.  

Formada em medicina pela Universidade de Taubaté, com residência médica em Cirurgia Vascular pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), especialização Fellowship em Cirurgia Endovascular, Carolina Mardegan é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e tem como foco a Cirurgia Endovascular. É especialista  no tratamento de condições vasculares, como aterosclerose, trombose, varizes, entre outras.  CRM 155.653 RQE 85754 / 85754-1

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #60 – Pessoas com varizes precisam fazer exercícios físicos

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!