Embora em última análise dependa de sua programação e do que funciona melhor para você, vamos aos benefícios da meditação antes e após o seu treino.

 

Meditação pré-treino

Meditar antes de um treino ou durante a atividade pode ajudá-lo a se concentrar em seu corpo e a se firmar no momento presente.

O exercício e a meditação ajudam a promover a saúde em todos os níveis, incluindo o seu bem-estar físico, psicológico e emocional. A atividade regular moderada ajuda a manter a vitalidade geral, controlar o peso e manter baixos os níveis de estresse. 

As técnicas de meditação melhoram o foco e reduzem o estresse. Ambas as disciplinas são importantes em qualquer ordem que sua programação permitir, porém, gastar pouco tempo meditando antes de se exercitar pode melhorar seu desempenho.

Enquanto o exercício tende a promover a energia através da liberação de endorfinas, a meditação regular é normalmente praticada para promover o relaxamento. A meditação sugere que a área do cérebro que sente os maiores efeitos da meditação está associada à felicidade —além disso, a meditação ajuda a relaxar a mente e o corpo, liberar o estresse acumulado e promover sentimentos de paz e bem-estar. Em vez de exaurir o corpo por meio de atividades aeróbicas, a meditação utiliza exercícios mentais e respiratórios focados que visam reduzir a frequência cardíaca, a respiração e outros sinais de estresse. A atividade física rigorosa desencadeia a liberação de endorfinas, enquanto a meditação reduz o cortisol, uma substância química relacionada ao estresse.

É evidente que o exercício, incluindo caminhada, corrida, natação, dança etc, promove saúde e bem-estar semelhante ao da meditação consciente. Ambos permitem que você libere o estresse e participe de atividades que promovam a saúde. No entanto, a principal diferença entre os dois é que o exercício aeróbico é energizante e ativo, enquanto a mediação é calmante e praticada para promover o relaxamento.

Assim, praticar uma meditação simples antes de começar o exercício é uma maneira benéfica de relaxar e focar. É natural que sua mente vagueie enquanto você medita, mas, por meio da prática, você pode guiá-la de volta à sua intenção do momento. 

 

Como fazer a meditação pré-treino

  • Tente preencher com a energia concentrada antes do treino, trabalhando o músculo alvo durante a inspiração e relaxando-o durante a expiração. Esta simples meditação pré-treino pode ser feita em qualquer lugar antes de iniciar sua rotina. 
  • Comece sentando-se de forma ereta, respirando profundamente, expirando lentamente, fechando os olhos e concentrando-se nos músculos que planeja exercitar. 
  • Continue por cinco minutos e concentre-se na respiração e no músculo-alvo enquanto se alonga e relaxa.

 

Meditação pós-treino

A melhor coisa sobre a meditação pós-treino é que você não precisa dedicar muito tempo a ela para colher os benefícios. O ponto ideal a ser alcançado é de dois a cinco minutos —uma duração realista e administrável.

Adicionar uma prática de meditação ou atenção plena a um treino, mesmo que seja apenas alguns minutos, pode ser muito benéfico para a recuperação geral.

Exercitar-se —não importa se você está levantando peso ou fazendo exercícios aeróbicos — pode causar estresse em seu corpo. Uma meditação pós-treino é uma maneira rápida de trazer tudo de volta ao equilíbrio.

Se você pensar sobre o que um treino ou uma experiência de exercício intenso está fazendo ao corpo, isso nos coloca no que é chamado de “hormese” —um estado em que nossos corpos são expostos ao estresse controlado e em um ambiente seguro. Depois de passarmos pelo estresse físico de um treino, nossa frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória ficam altas e nosso corpo percebe um ambiente estressante. Portanto, quanto mais rápido pudermos recuperar desse estresse, mais resiliência construiremos em nossos corpos e melhor nos sentiremos depois.

Meditar após o treino ajuda a promover o relaxamento e melhora o bem-estar geral. Isso permite a transição da atividade física para um estado mental mais calmo. Dessa forma, adicionar uma prática de meditação ou atenção plena a um treino, mesmo que seja apenas alguns minutos, pode ser muito benéfico para a recuperação geral —pela redução da inflamação no corpo.

Uma desaceleração geral dos nossos pensamentos acalma o corpo, reduz a ansiedade, ajuda-nos a dormir melhor e ajuda-nos a nos concentrarmos melhor.

 

Como fazer a meditação pós-treino

  • Antes de começar a meditação pós-treino, crie um ambiente calmo, com uma música relaxante e iluminação suave. 
  • Mantenha-se longe das telas, optando por um aplicativo de meditação baseado em áudio que não distraia sua prática.
  • Comece deitando-se ou sentando-se ereto com as pernas cruzadas. Pode ser mais revigorante deitar-se após um treino para dar ao seu corpo a chance de relaxar completamente.
  • Feche os olhos e reserve um momento para testemunhar quaisquer sons e sentir o chão abaixo de você. Como está seu corpo neste momento?
  • Acomode-se em seu corpo e espaço, diminuindo a respiração.
  • Inspire pelo nariz.
  • Expire lentamente pelo nariz.
  • Repita esse processo de respiração intencional sabendo que cada respiração o leva a um estado de ser mais calmo, tanto física quanto mentalmente. Sua respiração é o seu ponto de foco para esta meditação consciente.
  • Ao ouvir o cronômetro, antes de abrir os olhos, agradeça a si mesmo e ao seu corpo por se esforçar e cuidar de si mesmo.
  • Abra os olhos e saia lentamente da posição de meditação.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ. 

Referências Bibliográficas

ACE. 10 Reasons Why You Should Be Stretching. Disponível em: https://www.acefitness.org/education-and-resources/professional/expert-articles/6387/10-reasons-why-you-should-be-stretching/
Basso, Julia C et al. “Brief, daily meditation enhances attention, memory, mood, and emotional regulation in non-experienced meditators.” Behavioural brain research vol. 356 (2019): 208-220. doi:10.1016/j.bbr.2018.08.023
Harvard. Regular meditation more beneficial than vacation. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/blog/relaxation-benefits-meditation-stronger-relaxation-benefits-taking-vacation-2016102710532
Creswell, J David et al. “Alterations in Resting-State Functional Connectivity Link Mindfulness Meditation With Reduced Interleukin-6: A Randomized Controlled Trial.” Biological psychiatry vol. 80,1 (2016): 53-61. doi:10.1016/j.biopsych.2016.01.008

University of Washington. Stronger Together: Mental & Physical Training. Disponível em: https://thewholeu.uw.edu/2020/12/28/exercise-and-meditation/
Rusch, Heather L et al. “The effect of mindfulness meditation on sleep quality: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials.” Annals of the New York Academy of Sciences vol. 1445,1 (2019): 5-16. doi:10.1111/nyas.13996
Yoga Journal. A Beginner’s Guide to Meditation. Disponível em: https://www.yogajournal.com/meditation/how-to-meditate/let-s-meditate/