Dr. Igor Padovesi, ginecologista, convidado do quinquagésimo terceiro episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, contou sobre a forma de diagnóstico da perimenopausa, revelando que é de modo clínico, e não laboratorial como se imagina. 

“A mulher vai ao médico, cheia de sintomas, calorão, ressecamento vaginal, fora os outros sintomas que estão relacionados, fadiga, falta de libido, alteração do sono, alteração de memória, piora da disposição, piora de composição corporal, começa acumular gordura no abdômen, se mata na academia enem vê resultado. Isso é tudo sintoma da perimenopausa. Aí vai lá no médico, ele dosa hormônio e fala, não, seus hormônios estão ótimos, você não tem nada. Isso é um erro básico”, explica o doutor.  

O cirurgião explica que o diagnóstico da perimenopausa deve ser clínico porque a alteração hormonal só acontece mais tarde, em toda a transição da menopausa.

“É diagnóstico clínico. Então tem gráficos nos livros de fisiologia, nos artigos de menopausa, que mostram isso. Os hormônios só vão se alterar na fase mais tardia da transição menopausal. Tem fases da transição menopausal. Então tem uma mulher jovem que circula todo mês certinho. Aí ela vai chegando numa perimenopausa precoce, depois tardia, depois menopausa precoce, tardia, então tem fases de transição. Não acontece do dia para noite. ”, disse o especialista.  

Formado em medicina pela USP, e doutorando em ginecologia pela UNIFESP. Ex-instrutor dos cursos de pós-graduação e outros cursos da área de ginecologia e obstetrícia do Hospital Albert Einstein e membro do corpo clínico do mesmo hospital. Criador dos projetos Menopausa ComCiência, SPMothers e fundador do Instituto de Cirurgia Íntima. Conquistou em 2024 o prêmio internacional com o 1º lugar no Congresso Mundial de Ginecologia Estética na Colômbia, com trabalhos científicos sobre ninfoplastias. É membro sênior da European Society of Aesthetic Gynecology (ESAG), da North American Menopause Society (NAMS), da International Menopause Society (IMS) e associado à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), onde já fez parte da Diretoria de Comunicação Digital (2016-2019).

 

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #53

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!