Quem nunca foi à academia, ou passou pelo Instagram, e viu pessoas fazendo musculação com ajuda de outras pessoas para sustentar o peso durante as repetições? Isso provoca a pergunta: essa pessoa está realizando esse exercício corretamente?

Marco Uchida, convidado do vigésimo segundo episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, tratou da importância de saber respeitar seus limites durante a musculação.

Ele explicou que não adianta usar uma carga acima da sua carga ideal, e que o correto seria respeitar sua fisiologia e força do momento, prestando atenção nas repetições. O acompanhamento durante as repetições, seguido da ajuda de outra pessoa durante o exercício para completar as repetições, não é correto, segundo o médico.

“A pessoa tem que ser capaz de realizar o movimento sozinha. Você tem que realizar dentro da sua capacidade, na sua fisiologia. Se alguém está te ajudando na fase ascendente, na ação concêntrica do movimento, significa que aquele peso tá acima do seu limite para aquele número de repetições”, afirma ele.  

Marco Uchida possui mestrado e doutorado pelo ICB da USP, com pós-doutorado pela Universidade de Kyoto, no Japão. É professor associado da FEF-UNICAMP e livre-docente da FEF Unicamp. Atualmente está envolvido em projetos de treinamento de força e potência para idosos, esporte paralímpico e tecnologia vestível para saúde e esporte.

 

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #22 – Para resultados em hipertrofia: mais carga ou mais repetições? 

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!