Recentemente essa é uma discussão que gera o que falar, mas precisamos entender algumas questões.

Bem, algumas pessoas olham pelo lado das calorias, enquanto que outras prezam pela qualidade e pelos ingredientes. O meu papel aqui não é para falar sobre a questão do emagrecimento, mas do produto que você está consumindo.

Você sabe do que são feitos os pãezinhos que você compra na padaria? Quais ingredientes existem dentro deles? Será que são feitos apenas de farinhas, fermento e água? Do que é composta essa farinha? Glúten? Conservantes? Melhoradores? Mais glúten?

E a minha resposta para todas essas questões acima é SIM, tudo isso e mais um pouco! 

Se o glúten por si só já é de difícil quebra e digestão, imagina a ação no seu organismo de algo que tem além do glúten na composição, outros componentes que deixam o aspecto do pão ainda melhor. Fora que também não sabemos quais são os efeitos de todas as outras substâncias químicas adicionadas no nosso organismo. 

 

Calorias 

Sabemos que em questão de calorias, esses dois alimentos se equivalem. Os que defendem os pães exaltam que o pão não é apenas carboidrato, como a tapioca, mas que ele também tem proteína (glúten), e gordura (muitas vezes de soja ou canola, o que é pior ainda). A tapioca é vista apenas como um simples carboidrato, mas vamos combinar uma coisa, ninguém come tapioca pura, geralmente adicionamos uma fonte de proteínas e gorduras.

 

Mas do que é feita a tapioca? 

De apenas um um único ingrediente, que é a goma da mandioca, então para quem preza uma alimentação mais limpa, com ingredientes que temos de origem na natureza, essa comparação é completamente sem fundamento. 

Esquecer malefícios e pensar apenas em calorias, fazendo dietas apenas de contagem de calorias, são totalmente furadas, afinal você pode trocar uma fonte de proteína animal por um brigadeiro. Se fosse apenas uma questão de calorias, porque não fazemos isso? Por causa da qualidade, doce não pode, a comparação ao meu ver é igual.

Você pode e deve trocar o pãozinho do dia a dia pela tapioca. Adicione uma boa fonte proteica, como ovos mexidos, adicione fibras que tenham boas fontes de gorduras, como ômega 3 e 6 da linhaça ou da chia. E coma alimentos limpos com ingredientes que você conhece! Essas qualidades em um alimento é o que deve realmente ter sentido na hora de fazer as suas escolhas para uma vida mais saudável.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.