Algumas dessas questões vão desde reuniões familiares, redes sociais até pesquisas científicas, onde pesquisadores debatem constantemente o tema. É importante ficar atento a estudos atualizados e, claro, consultar um bom nutricionista.

 

Os ovos são saudáveis?

Os ovos oferecem benefícios nutricionais, com excelente quantidade e qualidade de proteína, bem como vitaminas e minerais. Um ovo grande contém cerca de 6 gramas de proteína, com apenas 72 calorias e baixa gordura saturada. Eles também são ricos em nutrientes, incluindo biotina, colina, vitamina A, vitamina D, luteína e zeaxantina. Assim, a qualidade dos ovos é inquestionável. 

 

 E afinal, devo comer as gemas do ovo? Isso pode aumentar o colesterol?

Um dos maiores pontos de confusão é se as gemas são adequadas para uma alimentação saudável. Durante anos, as gemas tiveram uma reputação negativa devido ao seu colesterol dietético. Um ovo grande contém 186 mg de colesterol e existem alguns estudos que sugerem uma limitação no consumo de colesterol em até 300 mg por dia. 

Antigamente, pensava-se que o consumo alimentar de colesterol estava associado a um risco aumentado de doenças cardíacas. Mas pesquisas atuais demonstram que, para a maioria das pessoas, o colesterol na dieta pode não afetar significativamente os níveis de colesterol no sangue. A gema também possui alguns benefícios, como ferro, ácido fólico, vitaminas, luteína e zeaxantina. 

De acordo com as diretrizes de nutrição, o colesterol dietético não é mais um nutriente preocupante quando se trata de aumentar o colesterol no sangue de uma pessoa. Os fatores de risco mais provavelmente relacionados ao risco de doenças cardíacas incluem má alimentação (rica em açúcares e gordura saturada), genética, falta de exercícios e opções de estilo de vida, como tabagismo e consumo de álcool.  

Na verdade, uma investigação recente descobriu que as pessoas que comiam cerca de um ovo por dia tinham taxas mais baixas de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. 

Outro estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, também descobriu que comer um ovo por dia não era um problema para pessoas com maior risco de problemas cardíacos e de colesterol.

 

Qual é a maneira mais saudável e segura de preparar seus ovos?

Os ovos crus não devem ser consumidos, afinal aumenta o risco de intoxicação alimentar. O aquecimento dos ovos torna a proteína mais digerível e aumenta a biodisponibilidade da biotina. Assim, é possível comer ovos como preferir: mexidos, cozidos, como omelete ou em preparações.  E ainda, existem maneiras de tornar os ovos ainda mais nutritivos, combinando-os com vegetais ou grãos integrais. Assim, a combinação de proteínas e fibras manterá a fome sob controle por um longo período.

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

Dehghan M, Mente A, Rangarajan S, Mohan V, Lear S, Swaminathan S, Wielgosz A, Seron P, Avezum A, Lopez-Jaramillo P, Turbide G, Chifamba J, AlHabib KF, Mohammadifard N, Szuba A, Khatib R, Altuntas Y, Liu X, Iqbal R, Rosengren A, Yusuf R, Smuts M, Yusufali A, Li N, Diaz R, Yusoff K, Kaur M, Soman B, Ismail N, Gupta R, Dans A, Sheridan P, Teo K, Anand SS, Yusuf S. Association of egg intake with blood lipids, cardiovascular disease, and mortality in 177,000 people in 50 countries. Am J Clin Nutr. 2020 Apr 1;111(4):795-803. Association of egg intake with blood lipids, cardiovascular disease, and mortality in 177,000 people in 50 countries – PubMed (nih.gov)
U.S. Department of Agriculture and U.S. Department of Health and Human Services. Dietary Guidelines for Americans, 2020-2025. 9th Edition. December 2020 Dietary Guidelines for Americans, 2020-2025 and Online Materials | Dietary Guidelines for Americans