“Hoje temos um trabalho muito forte com governos que levam esse aparelho para  a área de educação. Então, ele é usado também por pessoas iletradas.” Cleiton de Sousa, Marketing e Comunicação da Mais Autonomia Tecnologias Assistivas.

Já parou para pensar que existe um dispositivo que pode auxiliar pessoas iletradas e com deficiência visual? Esse é o caso do Orcam My Eye 2, um dispositivo de tecnologia assistiva vestível para pessoas cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), autismo, Síndrome de Down e iletradas. 

Esse aparelho é representado com exclusividade no Brasil pela empresa de tecnologia assistiva Mais Autonomia Tecnologias Assistivas, cujo estande estava presente na feira Arnold Sports Festival South America. 

“Hoje temos um trabalho muito forte com governos que levam esse aparelho para  a área de educação. Então, ele é usado também por pessoas iletradas. Além da Secretaria de Educação, que leva esse dispositivo para as escolas, alguns municípios levaram para as bibliotecas” contou Cleiton de Sousa, Coordenador de Eventos, Marketing e Comunicação da Mais Autonomia Tecnologias Assistivas

O OrCam MyEye está presente em mais de 900 municípios via Secretarias de Educação, e na cidade de São Paulo, todas as bibliotecas municipais têm o dispositivo para uso gratuito, assim como as Fábricas de Cultura na zona leste da cidade. 

Acoplado ao óculos, o dispositivo lê textos impressos ou telas digitais em português e inglês, em 3 segundos, de perto ou de longe. Além disso, reconhece rostos, grava até 150 rostos dentro do aparelho, reconhece produtos por códigos de barra, cédulas de dinheiro e cores, por gesto e por toque. É offline e está disponível no Brasil desde 2018.  

Quer saber mais onde encontrar os óculos de maneira gratuita? É só acessar a área ‘Mais Inclusão’ do site da Mais Autonomia Tecnologias Assistivas