Dr. Jayr Schmidt Filho, hematologista, convidado do quinquagésimo quarto episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, comentou sobre a relação entre a inflamação gerada pela obesidade e o desenvolvimento de câncer, detalhando o estudo recente que trouxe essa relação. 

“Foi publicado no Lancet, um estudo pela primeira relacionando de uma maneira prospectiva, ou seja, um acompanhamento que foi feito longitudinal. Foram pegos pacientes na Suécia acompanhados por quase 20 anos, pacientes obesos e foram comparados aqueles que conseguiram fazer o melhor controle da obesidade, muitos deles pela cirurgia bariátrica. Mostrou-se que isso reduziu a incidência de cânceres hematológicos, de cânceres do sangue”, explica o especialista.  

O médico comentou que a partir disso está sendo cada vez mais estudado como a inflamação provocada pela obesidade pode aumentar a incidência de outros tipos de câncer, não só os do sangue.

“Isso tem sido cada vez mais estudado em outros tipos de câncer, até de estabelecer uma causalidade pelo estado pró-inflamatório que a obesidade provoca”, esclareceu o doutor.  

Formado em medicina pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com residência em clínica médica na UNICAMP, residência em Hematologia e Hemoterapia na USP, e treinamento em transplante de medula óssea na Seattle Cancer Care Alliance / Fred Hutchinson Cancer Research Center. É chefe de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular do A.C.Camargo Cancer Center, e coordena no A.C.Camargo uma equipe multidisciplinar de profissionais dedicados a oferecer o melhor tratamento e cuidado aos pacientes com câncer hematológico. Tem mais de 10 anos de experiência na área de hematologia, com foco em doenças malignas, terapia celular e transplante de medula óssea.

 

Assista ao trecho:

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #54 – A terapia genética CAR-T pode ser uma esperança no tratamento do câncer?

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!