A Nutrição Ayurveda possui uma consciência muito grande de que prevenir é mais importante do que tratar. Obviamente existem tratamentos que são contemplados através de suas práticas, porém, como todo tipo de medicina, o enfoque é voltado para a prevenção, reduzindo possíveis riscos associados ao desenvolvimento de doenças.
Com este enfoque e sempre preservando as suas tradições, podemos encontrar três tipos de plantas bastante utilizadas neste tradicional sistema de saúde: ashwagandha, brahmi e triphala, que trazem consigo aplicações distintas, como a prevenção de estresse oxidativo, saúde mental e saúde digestiva, respectivamente.
Vamos conhecê-las com maiores detalhes?
ASHWAGANDHA (Withania somnifera)
Esta planta pode ser consumida na forma de extrato, comprimido ou cápsula, a partir da raiz, folhas ou mistura de ambos. Conhecida como um potente adaptógeno, a ashwagandha possui propriedades anti inflamatórias, anticancerígenas, anti-stress, antioxidantes imunomoduladoras, hematopoiéticas e rejuvenescedoras, muito bem conhecidas no meio científico. Sua utilização deve ser orientada por um profissional nutricionista, porém, o uso é bastante seguro e pode ser associado a outros suplementos importantes, como a coenzima Q10, por exemplo.
A função de um adaptógeno hoje em dia é bastante importante, uma vez que sistematicamente estamos expostos a condições que favorecem o estresse oxidativo, e suplementos com função adaptógena auxiliam a reduzir a produção excessiva de espécies reativas de oxigênio, que caracterizam este estresse. Estudos mais recentes também associam a utilização desta planta com a melhora nos quadros de insônia.
BRAHMI (Bacopa monnieri)
Quando buscamos compreender os mecanismos que causam doenças neurodegenerativas, como demência, Alzheimer, Parkinson, imediatamente pensamos em uma condição clínica chamada de neuroinflamação que pode ser causada inclusive pelo acúmulo de duas importantes proteínas bastante estudadas: Tau e β-amilóide, que quando se acumulam em nível cerebral favorecem a evolução destas condições. Claro que estamos falando de doenças multifatoriais, porém, a presença destas proteínas associadas a permanência excessiva de radicais livres em nosso sistema cerebral e a predisposição genética, pode ser uma mistura perigosa.
Neste sentido, Brahmi desempenha uma função protetora, além de outras mais como anti-inflamatória, anti estresse, vasodilatadora, hepatoprotetora, antioxidante, antifadiga entre outras portanto, vale a pena introduzir em seu dia a dia, com a orientação profissional.
TRIPHALA
É um poli fitoterápico composto por frutos secos de três espécies vegetais: Emblica officinalis (Família Euphorbiaceae), Terminalia bellerica (Família Combretaceae) e Terminalia chebula (Família Combretaceae), que possui muitos benefícios à saúde humana, sendo o mais conhecido o de proteção do trato digestivo, prevenindo a formação de toxinas e o desenvolvimento da disbiose intestinal. Porém, seus outros efeitos são: melhor absorção de alimentos, redução nos níveis de colesterol circulante, melhora da circulação, prevenção da vulnerabilidade imunológica associada ao envelhecimento, chamada de imunosenescência, além de favorecer o equilíbrio do sistema endócrino e aumentar a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina, garantindo maior oxigênio para os nossos tecidos corporais.
Espero ter apresentado para você algumas das possibilidades que temos dentro da Medicina Ayurveda, mas acredite em mim, isso é apenas uma parte, pois esta medicina é um mundo e nos traz muitas surpresas e benefícios. O mais importante é que você tenha em mente que toda e qualquer planta deve ser consumida sob supervisão profissional, individualizando as doses, associações e tempo de uso. Feito isto, o benefício está garantido.
Namastê e cuide-se!
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Amamentação e amor: como se preparar para aproveitar ao máximo esse momento
Como a sua alimentação pode influenciar diretamente na sua beleza física
Arroz e feijão: um casamento feliz para a nutrição humana
Álcool no pão de forma: há riscos à saúde? Qual é a quantidade segura?
Como nossa dieta influencia a microbiota intestinal e a absorção de vitamina D