Lucas Lujan, psicanalista, convidado do sexagésimo quinto episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, revelou que sim, existe diferença entre narcisismo e narcisismo patológico.

“O narcisismo é composto pelo amor que recebi, pela ideia que foi investida. Então eu recebi um amor que meio que solidificou algo em mim que me fez dizer: sou alguém. É uma afirmação de um alguém, de um eu que existe. O narcisismo patológico é alguém que sofreu, que não passou por essa afirmação tão segura, então não é uma pessoa segura de si”, detalha o especialista.

O psicanalista quebrou a crença popular de que narcisistas são pessoas confiantes, revelando que, na verdade, eles são pessoas que não são confiantes e precisam de constante reafirmação, fazendo com que o mundo gire em torno delas.

“No jargão popular, acha que o narcisista é alguém tão seguro de si que tudo é a respeito dele. Mas é o oposto. Ele é muito inseguro de si, ele precisa o tempo todo se reafirmar. Então o narcisista patológico não é alguém que se acha muito melhor que os outros, ele acha que é muito pior, que ele é muito menor. O que ele não é. Então ele precisa buscar toda hora afirmações, e isso cria um ambiente adoecido com quem convive com ele”, explica Lucas.

Formado no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), é graduado em Teologia e pós-graduado em Filosofia, História e Gestão de Projetos Sociais. Atualmente, faz uma especialização em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. É escritor, autor do livro Tamanho de Flor e coautor dos livros Crônicas de Um Amor Crônico, Aglomerados e Ecos do Divã: Experiências clínicas e reflexões teóricas na psicanálise. Além de sua dedicação à psicanálise e à literatura, é celebrante de casamentos e fotógrafo.

 

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #65 – Afastando aqueles que amamos: a internet faz o afeto adoecer

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!