A Dra. Giulia Bonansea, ginecologista e terapeuta sexual, convidada do quadragésimo quinto episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, enfatizou que durante suas consultas terapêuticas sobre sexualidade, ela engloba diversos assuntos, desde a infância da paciente até o presente. 

“A consulta de sexualidade é muito grande. Ela é um bate papo que vai desde a sua infância, sua religião, sua criação, sua primeira vez, como que decorreu, seu relacionamento hoje, seus outros relacionamentos, seus traumas, a consulta é gigantesca”, nos contou a doutora.  

Ela destacou que não há nenhum milagre em apenas uma consulta. Há a necessidade de detalhar toda a vida da paciente, compreendendo o que pode ter acontecido no passado que repercute até hoje em sua vida, sendo necessárias várias consultas.  

“Não se resolve em uma consulta. Não tem pílula mágica para a sexualidade. Meu ‘pacote’ é de pelo menos dois meses de consulta, ou semanal ou a cada 15 dias, para a gente discorrer tudo, descobrir todos os pontos, esmiuçar cada detalhe da vida, para conseguir ajudar de fato. Porque uma dor na relação nunca é só uma dor na relação. Às vezes ela é uma dor na alma, em algum trauma, é uma dor lá atrás que vem repercutindo até hoje que ninguém nunca abordou”, diz a terapeuta.  

Formada em medicina pelo Centro Universitário São Camilo, com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (HMCL) e pós graduação em Sexologia, Saúde e Educação Sexual pelo Hospital Perola Byington. É cofundadora e CEO do Grupo de Parto Lótus Obstetrícia e colaboradora do Podcast Especulando.   

 

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #45 – Vida sexual saudável: a diferença entre libido e desejo sexual

 

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!