Hoje vamos celebrar 2023 e falar sobre atitudes e alimentos que nutriram a nossa mente e alma durante os últimos 12 meses. A Nutrição é uma ciência que estuda os nutrientes e o papel deles em nosso corpo; os seus benefícios, interações e necessidades.
Com a nossa alma e mente passa o mesmo, ou seja, podemos nutrir estes dois importantes pilares do nosso ser para alcançar maiores níveis de equilíbrio físico e mental, nos tornando pessoas mais satisfeitas, amáveis, compassivas e generosas conosco e com os demais.
Mas quais serão os ingredientes essenciais para a nossa mente e alma?
Quando falamos em nutrição, logo pensamos sobre como equilibrar nutrientes, preparar os alimentos e balancear as quantidades, porém, a ideia hoje é ir um pouco além e pensar em outros ingredientes que podem nos nutrir. Vamos conhecê-los?
Saúde Mental é sem dúvida um dos ingredientes mais importantes; quando praticamos regularmente Mindfulness, por exemplo, conseguimos treinar a nossa mente de forma positiva, ou seja, Mindfulness é uma importante ferramenta de nutrição. Lembre-se de que Mindfulness é a apropriação do nosso estado de presença, estando no aqui e no agora.
Os benefícios da sua prática são inúmeros, destacando o autoconhecimento, a valorização das pequenas coisas (que são muito importantes), sem contar que, ao praticar, conseguimos também desenvolver o estado de atenção nos momentos em que nos alimentamos; sim, estamos falando de Mindfull eating. Ao treinarmos a nossa mente para observar de forma atenta e sem julgamentos os alimentos que consumimos, aumentamos as possibilidades de nos nutrir com mais equilíbrio e controle de quantidade, auxiliando na manutenção de peso, por exemplo. Perceba que, a partir de uma mudança em nosso comportamento, como comer de forma mais consciente, podemos atingir outros objetivos como emagrecer, obter maior disposição, melhorar níveis de colesterol e glicemia, ou seja, está tudo relacionado.
Caso você esteja pensando que a prática de Mindfulness não é para você, saiba que está equivocada…. assim como praticar exercício físico, quando nos propomos a praticar vamos adquirindo as habilidades necessárias para colher todos os benefícios necessários e o processo caminha de forma natural.
Compaixão é a habilidade de colocar-se no lugar do outro e mobilizar-se com o objetivo de diminuir o sofrimento alheio, num gesto altruísta e generoso.
Normalmente, nas festas de final de ano, quando começamos a fazer um balanço de tudo o que alcançamos ao longo do ano, ou seja, refletir sobre os objetivos que não alcançamos, a maior parte das pessoas sente culpa, ou incapacidade. Se isto acontece com você, te convido a pensar diferente e com autocompaixão.
Neste ano, pegue uma folha de papel, anote os objetivos não alcançados e tente identificar porque não chegou lá, visualizando a partir daí, estratégias e prazos para 2024. Se sentir culpada não vai ajudar a alcançar resultados diferentes, além disto, você não pode esquecer de valorizar as suas conquistas… isto sim é essencial.
Bom humor é um ingrediente que não pode faltar em nosso dia a dia! Junto com resiliência e um toque de paciência compõe uma mistura que é altamente poderosa.
Muitos são os componentes que contribuem para que tenhamos bom humor e a nutrição é sem dúvida, um deles.
Alimentos como abacate, batata, banana, nozes, castanhas, chocolate amargo, podem atuar auxiliando a produção de serotonina, um importante componente que atua nos garantindo sensação de bem-estar, felicidade e leveza.
Além disso, cultivar uma atividade positiva frente aos acontecimentos cotidianos pode te auxiliar bastante.
Autocuidado acredito que cultivar o autocuidado é algo multifatorial e envolve tudo o que conversamos até agora, somado a um estilo de vida em harmonia, qualidade de sono, exercitar-se com regularidade, alimentar-se bem e de forma variada, além de socializar com pessoas que te façam bem.
O convite então é para que você nas festas de final de ano não busque problemas, mas sim as soluções, não se julgando nem se culpando, apenas refletindo a respeito de como você pode se tornar uma versão ainda melhor. O caminho pode ser repleto de desafios, mas a vitória é garantida se você permanecer firme e concentrada em seu objetivo maior.
Vamos conseguir?!
*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Como a sua alimentação pode influenciar diretamente na sua beleza física
Arroz e feijão: um casamento feliz para a nutrição humana
Álcool no pão de forma: há riscos à saúde? Qual é a quantidade segura?
Como nossa dieta influencia a microbiota intestinal e a absorção de vitamina D
Alimentos germinados: a solução sustentável para a sua saúde e para o planeta