14/02/2024 - 12:00
A massagem facial é uma técnica barata e prática, por não envolver nenhuma cirurgia ou procedimento estético, já que você mesmo pode realizá-la em poucos minutinhos! Além disso, ela traz diversos benefícios para sua pele e, ainda, ajuda você a conquistar um rosto mais fino, relaxado, desinchado e saudável.
Ela pode ser incluída na sua rotina de skincare, como qualquer outra, trazendo relaxamento à pele e aos músculos faciais. Não podemos esquecer que quando sorrimos, franzimos a testa e falamos, estamos movimentando os músculos do rosto. Agora imagine como eles estão cansados depois de um longo dia de conversa e estresse!
A técnica de massagem facial é praticada há séculos no oriente, sendo a massagem facial japonesa mais conhecida. Atualmente vem ganhando espaço e popularidade no ocidente, devido às redes sociais e a busca por procedimentos mais baratos e eficientes para afinar o rosto.
Como ela funciona?
Ao massagear o rosto, você melhora a circulação sanguínea, aumenta a oxigenação dessas áreas, auxilia na produção de colágeno e elastina, essenciais para quem quer prevenir o envelhecimento da pele, reduzindo e prevenindo marcas de expressão. Esses benefícios levam a uma pele mais firme, fortalecida e relaxada.
Outro benefício é a diminuição do inchaço facial. Por se tratar de um tipo de massagem, focalizada na face, essa técnica permite uma drenagem localizada, melhorando a definição dos contornos faciais e deixando a pele mais viçosa.
Entretanto, há contraindicações. Se você acabou de realizar um botox, algum peeling químico ou outra cirurgia, talvez seja melhor esperar para realizar alguma massagem facial. Sempre procure um profissional da área da saúde para te indicar o melhor procedimento.
Passo a passo
Antes de mais nada, para colocar a massagem facial em seu dia a dia, basta colocá-la como mais uma etapa na sua rotina de skincare.
Para que seus efeitos sejam mais intensos, é necessário que a pele esteja bem hidratada, então, independente do produto escolhido, sempre priorize um com propriedades hidratantes. Lembre-se de escolher aquele que seja bom para seu tipo de pele. Para peles mais oleosas, procure um gel ou gel-creme hidratante, se for mais seca, pode utilizar cremes mais pesados ou até óleos.
Se quiser aprofundar ainda mais os benefícios para as peles mais maduras, então una a sua massagem cosméticos com niacinamida, ácido hialurônico e vitamina C, séruns multifuncionais contra danos oxidativos.
Mas vamos logo ao passo a passo:
- Higienize seu rosto: limpe seu rosto com o sabonete de sua preferência. Pode adicionar nesta etapa cosméticos com ácido hialurônico ou vitamina C;
- Tonifique a pele: se quiser um efeito ainda mais intenso, utilize um tônico. Essa etapa adicional ajudará a uma maior limpeza e hidratação de sua pele;
- Hidrate: adicione o produto que melhor age em sua pele, podendo ser um creme hidratante, sérum ou óleo essencial. Espalhe com as pontas dos dedos;
- HORA DA MASSAGEM: massageia uma parte do rosto de cada vez, sempre para cima e do centro do rosto para fora. Faça movimentos circulares e não se esqueça de massagear o colo e o pescoço também!
Você também pode aderir ao uso de instrumentos no lugar de seus dedos durante a massagem, como o rolo massageador facial pedra jade, massageador gua sha, massageador facial 3D, esponja facial elétrica. O procedimento é o mesmo, mas no lugar de seus dedos, você utilizará algum dos instrumentos citados. Cada um promoverá um benefício extra para sua massagem facial.
Adicione essa prática na sua rotina de skincare duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, e verá os benefícios para seu rosto, desde uma melhor definição dos seus contornos até uma melhora na saúde da sua pele!
Não se esqueça de sempre procurar um profissional da saúde para te indicar os melhores produtos, procedimentos e técnicas individualizadas para você e seu tipo de pele. Sempre siga as suas próprias necessidades e preferências.
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e é supervisionado por um Profissional da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.