A maca peruana, cientificamente conhecida como Lepidium meyenii, é uma raiz rica em aminoácidos, iodo, ferro e magnésio. Apesar dessa característica, é importante ressaltar que podemos adquirir esses nutrientes através de vários alimentos, inclusive de modo mais assertivo. Ainda assim, a maca peruana é tradicionalmente reconhecida por suas propriedades para melhorar a função sexual e a fertilidade, mas é necessário verificar se esses benefícios são realmente verdadeiros ou apenas especulações.
Estudos prévios já identificaram o efeito do consumo da maca em mulheres durante o período da pós-menopausa, demonstrando efeitos significativos na saúde psicológica, com efeitos positivos acerca da ansiedade e depressão. Essa é uma descoberta importante, dado que as mulheres na pós-menopausa têm até três vezes mais probabilidade de relatar sintomas depressivos do que as mulheres na pré-menopausa.
Ainda, apesar de não causar alterações hormonais expressivas e nem benefícios nos sintomas vasomotores (aquelas ondas de calor conhecidas como “fogachos”), a maca peruana é capaz de aumentar a libido nas mulheres, o que gera um benefício interessante nessas pacientes. Para essas situações, uma dose de 3-5g por dia é o indicado para essas pacientes.
Vale observar que a maca peruana não promove aumento significativo de testosterona em homens e, portanto, o suposto benefício para a hipertrofia muscular não é verdadeiro. Por outro lado, alguns estudos sugerem benefícios para a disfunção sexual.
Inclusive, na população masculina adulta, estima-se que a prevalência de disfunção sexual varia de 12 a 52%. A etiologia é frequentemente multifatorial, com uma base psicológica e em algumas pesquisas realizadas em homens, a maca peruana foi capaz de apresentar benefícios na saúde psicológica e discreta redução na disfunção erétil.
Em um estudo preliminar, realizado em nove indivíduos adultos jovens para avaliar o efeito de um tratamento oral de 4 meses com comprimidos de maca peruana (1.500 e 3.000 mg por dia), os autores observaram um aumento significativo do volume seminal, contagem de espermatozoides e motilidade espermática sem modificação no nível sérico de hormônios sexuais.
Apesar dos benefícios, um desafio é o consumo da maca peruana, afinal o sabor não é muito agradável para algumas pessoas. É possível consumi-la juntamente com bebidas e alimentos sólidos, mas o seu sabor marcante pode reduzir a aderência. Assim, uma forma mais viável é o consumo através de cápsulas. Hoje, é possível encontrar marcas de suplementos alimentares que já produzem maca peruana encapsulada. Outra opção é manipular a maca peruana em farmácias de manipulação.
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Mulheres têm mais probabilidade de desenvolver doenças gastrointestinais
Os mitos e verdades que cercam o uso de óleos na culinária
Entenda os produtos que contêm cafeína e como consumi-los corretamente
Dieta plant-based: por que tantas pessoas estão seguindo esse estilo de vida?
Os ovos são os mocinhos ou os vilões da dieta?