Quem nunca teve o sono desregulado, não é mesmo? Mas acredite! Dormir em horários irregulares pode prejudicar a sua saúde, por isso, ter uma rotinha para dormir e acordar vai além de organização. Engana-se que o famoso “sono da tarde” possa ser bom para um descanso no meio do dia. Isso atrapalha muito o seu sono diário da noite, fazendo com que o relógio interno localizado em uma região do cérebro — que regula o ciclo sono-vigília — seja perdido.

Esse ciclo deixa de produzir melatonina, hormônio fundamental no funcionamento do sono saudável. Esse hormônio é responsável por regular o ritmo circadiano, e se houver desequilíbrio na rotina do sono, pode resultar em problemas como insônia, sonolência diurna, irritabilidade, falta de energia e até comprometer o sistema imunológico.

Nosso sistema imunológico é como uma verdadeira sinfonia de células, trabalhando juntas para nos manter ativos e saudáveis.

Sendo assim, uma boa noite de sono é fundamental para manter esse “concerto” em perfeita sintonia. Isso evita que doenças indesejadas invadam nosso corpo. Isso mesmo! Dormir bem garante que nosso corpo esteja livre de qualquer ameaça.

A longo prazo, uma rotina de sono irregular pode comprometer a saúde crônica, desenvolvendo diabetes e doenças cardiovasculares. Portanto, manter horários fixos para dormir e acordar faz grande diferença na qualidade do sono e, consequentemente, na qualidade de vida como um todo. Não subestime o poder de uma noite tranquila.

Vale lembrar que a quantidade de horas dormidas não significa necessariamente que você dormiu bem. Seu sono deve ser de boa qualidade, para que ao acordar não se sinta cansado e sem energia.

 

Como posso começar a ter uma rotina para dormir e acordar?

Há uma série de coisas simples e importantes que você pode fazer para criar uma rotina. O primeiro passo é evitar o consumo de estimulantes, como café e energéticos, antes de dormir, para que o sono esteja em harmonia com o seu sistema imunológico. Vejamos mais algumas dicas:

  • Desligar as telas dos dispositivos eletrônicos 30 minutos antes de dormir.
  • Ler um livro.
  • Beber chá de camomila.
  • Tomar um banho quente.

Viu como coisas simples podem contribuir para um bom relaxamento antes de adormecer? Agora vamos passar para a programação da manhã.

Ao acordar, ajuste o alarme para o mesmo horário todos os dias e pare de apertar o botão soneca, faça um esforço para acordar imediatamente no mesmo horário. E para deixar o seu despertar ainda mais agradável, faça coisas calmas e interessantes logo pela manhã, como por exemplo:

  • Ouvir música enquanto prepara o café.
  • Colocar um episódio de uma série enquanto arruma a cama.
  • Levar o cachorro para passear.
  • Correr.
  • Dentre outras infinitas possibilidades.

Se, apesar de seguir as instruções, você ainda tiver dificuldade para dormir bem e manter uma rotina, consulte um profissional de saúde especializado em distúrbios do sono.

E para saber mais sobre temas relacionados e ajudá-lo na busca por uma melhor qualidade de vida, leia o artigo: Relógio interno influencia na nutrição e saúde, entenda como e por qual motivo da Dra. Samantha Rhein, Nutricionista e Doutora em Ciências da Saúde.

Te vejo em breve!

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e supervisionado por um Profissional da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

https://institutodosono.com/artigos-noticias/sono-desregulado/
https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dormir-bem-importancia-de-uma-boa-noite-de-sono
https://www.sanarmed.com/sistema-imune