Olá! Eu sou a Giulia, médica, ginecologista e obstetra, além de especialista em terapia sexual, saúde e educação sexual. Poxa, mas assim não dá para me conhecer, não é mesmo? Vou contar um pouco mais sobre quem eu sou, de onde eu vim e para onde estou indo. 

Sou paulista, nascida em 1992, criada no bairro do Pari pela minha mãe e meus avós. Cresci vendo meu tio amar a obstetrícia e, por vezes, sair do almoço de domingo para realizar um parto. Minha avó, por sua vez, brincava comigo fingindo que estava grávida para eu fazer a cesariana quase todas as noites. 

Geminiana raiz, sempre gostei muito de falar, e no colegial veio a dúvida: “Jornalismo? Relações públicas? Marketing? Rádio e TV? E a medicina que eu tanto já admirava?”. Eis que a orientadora vocacional disse para eu usar esse dom para fazer a diferença na área que eu escolhesse atuar. Sempre quis agradecê-la por essa fala. 

Na faculdade, de fato entendi que a ginecologia e obstetrícia abraçava a medicina como um todo: consultório, urgências e emergências, cirurgias, ultrassonografias, procedimentos… aquele detalhe que me fez bater o martelo pela especialidade: o cuidado pela saúde integral da mulher, desde a infância, passando pela adolescência, maturidade, menopausa e senilidade. Ter a possibilidade de acompanhar todas as fases da vida da mulher me encantou. 

Foram 3 anos de residência médica, alguns meses de uroginecologia (interrompidos pela pandemia de COVID19) e 2 anos de sexualidade. E sabe o que esses 6 anos de estudo têm em comum? A preocupação com o bem-estar da minha paciente, em proporcionar a ela um amadurecimento na vida com as melhores opções de prevenção e tratamento disponíveis atualmente, e em fazê-la entender que falas como “perder xixi, sentir calor, diminuir a libido” não devem ser normalizadas. 

Nesse espaço que me foi concedido, vou me esforçar para usar do meu dom da fala para atingir o máximo de mulheres possível, quebrando os vários tabus dentro da história feminina, explicando o bê-á-bá da nossa sexualidade, sanando as dúvidas mais frequentes e criando um ambiente acolhedor para que todos se sintam à vontade para discutir sobre esse assunto tão polêmico e, ao mesmo tempo, tão vital! 

Beijos, Giulia Bonansea. 

 

Dra Giulia Bonansea 

Médica Ginecologista, Obstetra e Especialista em Sexualidade 

CRM 181372 | RQE 92809