Não é segredo para ninguém que frutas, vegetais e grãos integrais são excelentes nutrientes para a saúde e, por isso, um tipo de dieta vem atraindo cada vez mais atenção devido aos seus benefícios: a plant-based (dieta baseada em vegetais). Estudos mostram que a dieta apresentou melhoras na glicemia, insulina, colesterol e outros marcadores de saúde cardiometabólica. Isso sugere que essa escolha pode melhorar a saúde, mas vale lembrar que não é um desafio de 7 dias, mas sim um estilo de vida a ser seguido a longo prazo.
Benefícios das dietas plant-based para sua saúde
O estudo da faculdade de Stanford publicado em dezembro de 2023 no JAMA Network Open descobriram que pessoas que seguem dietas moderadas em carboidratos, ricas em proteínas e gorduras vegetais, bem como grãos integrais, tendem a ganhar menos peso ao longo do tempo do que pessoas que seguem dietas excessivas em carboidratos, ricas em produtos de origem animal e açúcar refinado.
Duas análises recentes de estudos publicados anteriormente também encontraram benefícios associados a dietas baseadas em vegetais. A primeira vinculou dietas vegetarianas a um menor risco de doenças cardíacas do que dietas onívoras (aquelas que incluem carne), enquanto a segunda, como o estudo dos gêmeos, descobriu que dietas plant-based estão associadas a níveis mais baixos de colesterol e outros marcadores de potenciais problemas cardíacos.
O que é mais importante: mais vegetais ou menos carne?
Além de validar dietas baseadas em vegetais, estudos há muito tempo mostram que comer muita carne (especialmente carne vermelha e processada, como salsicha e bacon) está ligado a problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e câncer. Mas todo consumo de carne é ruim?
Depende da composição. Uma dieta baseada em vegetais têm menos vitaminas B12 e vitamina D, mas essa deficiência pode e deve ser corrigida com suplementação.
E, ainda, algumas carnes, como as dos peixes, podem ter maior teor de ômega 3, assim, vários estudos sugerem que pessoas que seguem uma dieta mediterrânea (que inclui peixes) apresentam grandes benefícios na saúde e longevidade.
Além disso, carnes magras contribuem para a ingestão de proteínas de forma mais adequada do que carnes ricas em gordura. Algumas pessoas não eliminam a carne da dieta e, neste caso, é importante incluir mais alimentos de origem vegetal na dieta.
Tanto os seguidores de plant-based quanto os carnívoros devem aproveitar os benefícios dos vegetais, sem sombra de dúvidas.
Basta uma mudança na dieta para incluir os benefícios dos vegetais
Um estudo de 2017 reforça essa ideia. Pesquisadores acompanharam um grupo de pessoas por mais de uma década para ver como as mudanças na dieta afetavam sua longevidade. Eles estimaram que até mesmo uma pequena mudança diária —trocar uma porção de carne vermelha ou processada por nozes ou legumes —se traduziu em uma queda de 8% a 17% no risco de morte precoce.
É difícil fazer afirmações universais quando se trata de nutrição, pois o corpo de cada um é único e tem necessidades diferentes. Mas há uma verdade universal na ciência da nutrição: comer mais vegetais é uma boa decisão.
Mas se desejar iniciar uma dieta vegetariana ou vegana, siga minhas dicas neste texto!
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Os mitos e verdades que cercam o uso de óleos na culinária
Entenda os produtos que contêm cafeína e como consumi-los corretamente
Os ovos são os mocinhos ou os vilões da dieta?
Como planejar uma alimentação saudável durante toda a semana?
Amendoim na alimentação do bebê pode prevenir alergias no futuro