A Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular, convidada do quadragésimo oitavo episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, explicou que hoje a maioria das estratégias para perda de gordura é pela restrição calórica, especialmente para tratamento de obesidade. Contudo essas estratégias não irão mudar, necessariamente, a qualidade da comida que está sendo ingerida em menor quantidade. 

“Quanto às estratégias hoje, vemos muito estratégias para obesidade focada muito em restrição calórica. Aí vejo a paciente comendo muita porcaria, com uma dieta pobre em nutrientes e ela vai fazer uma estratégia com a caneta ou com alguma medicação para restringir o que ela come, restringe caloria. Só que ela não muda efetivamente a qualidade da comida que ela está comendo”, explica a doutora.  

A especialista comentou que para a melhora do lipedema algumas estratégias são necessárias, dentre elas a mudança na dieta, dando preferência pela qualidade dos alimentos mais que uma restrição calórica. 

“A dieta do lipedema é muito mais qualitativa do que quantitativa. Se ela não mudar isso ela vai emagrecer porque vai ter restrição calórica. Quem tem essa recomendação geralmente tem obesidade associada. Então, a gordura da obesidade vai ceder, mas a gordura do lipedema vai continuar firme e forte”, diz a cirurgiã.  

Formada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com especialidade em cirurgia vascular, é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology e do American College of Lifestyle Medicine. Possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. RQE 26557.

 

Assista ao trecho: 

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #48 – Diferenças entre gordura da obesidade e gordura do lipedema

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!