Os casos de dengue no Brasil estão preocupando toda a população. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para lidar com a doença. Porém, uma vez que a pessoa já foi infectada, é necessário buscar tratamento imediato e observar os níveis de plaquetas, que indicam a gravidade do quadro.
O número de casos de dengue no Brasil já é recorde no ano de 2024 e se aproxima dos 2 milhões de casos, de acordo com o Ministério da Saúde. Assim, medidas de prevenção são fundamentais para reduzir a infestação do mosquito Aedes Aegypti, o responsável por transmitir o vírus. Por isso, é fundamental retirar água parada em pneus, latas, vasos de plantas, garrafas vazias dentre outros cuidados básicos e importantes.
Nas últimas semanas, vem sendo veiculado nas redes sociais que o chá feito com folhas de mamão pode ser eficaz para o tratamento da dengue, aumentando os níveis de plaquetas e evitando um quadro hemorrágico.
Primeiro é importante compreender que a queda de plaquetas é uma alteração esperada nos casos de dengue, mesmo nas formas mais leves. Inclusive, o valor plasmático das plaquetas é importante para avaliar a gravidade do caso. Por tanto, as plaquetas caem sim, mas depois são recuperadas.
Assim, alguns veículos investigaram o uso do extrato da folha de mamão para a elevação das plaquetas e observam uma possível, mas pequena e irrelevante, elevação do nível de plaquetas. Ainda é importante ressaltar que foi avaliado o extrato concentrado e não o chá que é bem mais diluído. Ou seja, se o extrato concentrado já não é suficiente, o chá é menos ainda e não pode evitar a dengue hemorrágica. Repare, então, que existe uma grande distorção de alguns estudos que levam a condutas prejudiciais.
Para a comprovação da eficácia da folha do mamão, seria necessária a realização de estudos bem conduzidos, controlados e em larga escala, para observar os impactos da dosagem adequada. Mas até o momento, não existe essa comprovação e as evidências sobre os benefícios da folha do mamão são insuficientes para recomendar como tratamento para a dengue.
Ainda assim, é importante ter cautela, afinal, afirmações inadequadas sobre os benefícios do chá de folhas de mamão desviam a atenção do que realmente importa, que é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença.
Atualmente, a hidratação é importante para auxiliar na recuperação do paciente, mas a prevenção é a maneira mais eficaz e deve ser seguida por todos nós.
*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Mulheres têm mais probabilidade de desenvolver doenças gastrointestinais
Os mitos e verdades que cercam o uso de óleos na culinária
Entenda os produtos que contêm cafeína e como consumi-los corretamente
Dieta plant-based: por que tantas pessoas estão seguindo esse estilo de vida?
Os ovos são os mocinhos ou os vilões da dieta?