Com as mudanças do nosso estilo de vida na atualidade, há um boom nos distúrbios do sono, como a apneia, problemas de saúde mental, como o estresse e a ansiedade, e, consequentemente, na saúde bucal!

Andrea Tolentino, convidada do trigésimo segundo episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, destacou a importância de cuidar da sua saúde mental e do seu estilo de vida se quiser manter a sua saúde bucal saudável.   

“Sem saúde mental, você não tem saúde bucal. As duas coisas tem que estar sempre linkadas, assim juntas. E é isso que mudou. Quando a gente fala de envelhecimento precoce é essa mudança de estilo de vida nos últimos 30 anos. Então, hoje as mulheres têm tripla jornada, tem que cuidar de cada, dos filhos, estar trabalhando, estudando. Então mudou todo o aspecto da rotina, a cobrança, a rede social, do dia a dia, tem que estar lá. É um mundo novo. Se a gente tem um mundo novo, as doenças também mudam.”, destaca ela 

A dentista explicou a relação entre as consequências das doenças mentais com a saúde bucal, como o refluxo, roer unhas e rangendo os dentes.

O que a gente tem de paciente que tem transtorno de ansiedade. Transtorno de ansiedade tá totalmente correlacionado com hábito parafuncional, que é você ficar apertando, rangendo o dente, roer unhas, morder objetos. Para atleta principalmente, é horrível, porque você sobrecarrega. Os dentes não foram feitos para serem encostados, então se você fica roendo unha, você fica encostando o dente”, conta a dentista. 

Andrea é graduada, mestre e doutora em odontologia, pós-graduanda em odontologia do esporte e docente na especialização em odontologia do esporte nacional e internacional. Atua como diretora científica da Sports Dental.  

 

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #32 – Como um dentista do esporte pode ajudar no desempenho atlético

 

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!