Diante de inúmeras possibilidades de suplementos alimentares, é comum nos questionarmos quais devemos consumir. Normalmente desejamos algum suplemento para potencializar o desempenho esportivo, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal. De fato, existem suplementos importantes e que realmente promovem benefícios, porém é sempre fundamental observar a eficácia de cada suplemento, especialmente a sua aplicabilidade e necessidade para cada indivíduo.
Ainda, é importante ter consciência de que os suplementos devem ser inseridos após o adequado ajuste alimentar, afinal o uso de alguns suplementos são negligenciados e inseridos sem real necessidade. Não adianta perguntar: Quanta creatina devo tomar? E que marca? E que tipo de creatina é a melhor? Se essas perguntas são feitas enquanto pulam refeições e comem rapidamente algum fast food entre o trabalho e treino.
Como decidir quando suplementar?
Primeiramente é importante avaliar alguns pontos que vou listar abaixo.
- Alimentação: se existe algum composto que falta na alimentação, podemos planejar a suplementação. Em pessoas que têm dificuldades no consumo ideal de proteínas, podemos suplementar com Whey protein. Já em pessoas que precisam de reposição de carboidratos, como é o caso de atletas, especialmente quando estão em provas de longa duração, a reposição de carboidratos e eletrólitos é fundamental.
- Sinais e sintomas: alguns desses fatores podem estar associados com carências nutricionais. Como exemplo, existem pessoas que apresentam cansaço extremo, cabelo caindo e unha quebradiça, podendo sugerir uma carência de ferro ou vitamina B12. Obviamente, para comprovar essas carências, precisamos avaliar exames bioquímicos, para que assim exista uma suplementação eficaz.
- Necessidades específicas: Algumas pessoas praticam esportes e conseguem potencializar o seu rendimento com a utilização de suplemento pré treino, como a cafeína, já outras desejam maior desempenho na musculação e assim o uso da creatina pode ser viável.
- Momentos específicos da vida: As gestantes precisam de suplementação de ácido fólico especialmente no primeiro trimestre gestacional, os bebês precisam suplementar ferro até dois anos de idade, indivíduos com osteopenia e osteoporose precisam de atenção redobrada padrão ajuste de cálcio e vitamina D.
Por quanto tempo posso manter a suplementação?
Essa pergunta vai depender muito da necessidade de cada indivíduo, já que a suplementação deve ser destinada para um propósito. Alguns suplementos serão utilizados de modo crônico e constante, já outros são pontuais. Assim, a duração depende da necessidade atual e inclusive a cada momento essa suplementação pode modificar de acordo com as mudanças fisiológicas, metabólicas e de treinamento.
Os suplementos são grandes aliados na saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos, mas devemos utilizar quando realmente necessário, buscando ajustar alguma necessidade específica. Assim, o resultado encontrado será muito mais satisfatório.
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Mulheres têm mais probabilidade de desenvolver doenças gastrointestinais
Os mitos e verdades que cercam o uso de óleos na culinária
Entenda os produtos que contêm cafeína e como consumi-los corretamente
Dieta plant-based: por que tantas pessoas estão seguindo esse estilo de vida?
Os ovos são os mocinhos ou os vilões da dieta?