Sabemos que o hábito de tomar chá todos os dias pode ser benéfico para a saúde, principalmente o chá a granel no controle dos níveis de açúcar no sangue. Mas acalme-se! Não dá para sair tomando todos os chás possíveis que existem por aí sem a orientação de um profissional adequado. 

“As plantas possuem muitas substâncias químicas que podem ser benéficas no tratamento de diversos problemas de saúde. Porém, é fundamental ter cuidado ao utilizá-las, pois algumas plantas podem ser perigosas se não houver comprovação científica do seu uso adequado”, afirma Ana Paula Santana, Bióloga e especialista em Fitoterapia.

Ao contrário do que se pensa, certos chás podem ter restrições para determinadas pessoas. Por isso, é fundamental saber o tipo que você está consumindo, afinal é a sua saúde que está em jogo.

A seguir vou te mostrar o chá campeão que pode te proteger do desenvolvimento de uma doença crônica, o Diabetes.

 

Chá escuro e seu efeito mágico que pode combater o diabetes

O diabetes é um problema comum na população, é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da glicemia. Isso acontece por motivos genéticos ou causados por hábitos pouco saudáveis, como má alimentação, consumo excessivo de carboidrato, muito açúcar e sedentarismo.

Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, e da Universidade do Sudeste, na China, apresentaram descobertas durante a Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, realizada nesta segunda-feira. 

O estudo demonstrou que beber uma xícara de chá escuro diariamente traz vantagens em relação àqueles que não o fazem. De acordo com os melhores resultados para a categoria chá escuro (dark tea) destaca-se o Pu-erh de Yunnan. Esse tipo de chá, conhecido como pós fermentado, é bastante popular na China. Os cientistas atribuem os benefícios ao processo de fermentação microbiana. Durante a fermentação, as bactérias e microrganismos presentes na folha do chá transformam os seus compostos químicos, resultando num chá com sabor mais rico, além da sua complexidade de aroma e sabor.

Foram feitas pesquisas e exames em pessoas que consumiam chás e outras que não, e também foram analisados os tipos de chás e suas frequências.

Com uma base completa de dados, concluiu-se que beber chá escuro diariamente ajuda a manter o controle do açúcar no sangue e pode reduzir o risco de diabetes tipo 2.

“Pode ser um passo simples e fácil de melhorar a dieta e a saúdeafirmou o professor Zilin Sun, da Universidade do Sudeste.

 Os pesquisadores estão otimistas quanto aos benefícios do consumo diário de chá escuro para o controle do açúcar no sangue, mas ressaltam que o estudo não prova 100% que o diabetes será inevitável. Eles estão realizando mais pesquisas para consolidar ainda mais suas descobertas.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e veja outros preparos alimentares relacionados à sua saúde e bem-estar em: Quer extrair o melhor dos alimentos? Então atente-se à sua forma de preparo da Dra. Samantha Rhein, Nutricionista e Doutora em Ciências da Saúde.

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e supervisionado por um Profissional da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

https://fortune.com/well/2023/10/03/dark-tea-lower-blood-sugar-prevent-diabetes/
https://www.adelaide.edu.au/newsroom/news/list/2023/10/05/a-daily-dark-brew-could-reduce-diabetes-risk