O Brasil é tradicionalmente reconhecido como o país do futebol e, por isso, boas escolhas nutricionais podem potencializar a saúde e o desempenho dos jogadores de futebol. Por conta disso, é importante lembrar que os suplementos nutricionais têm múltiplos benefícios e devem ser planejados de acordo com a necessidade de cada indivíduo e modalidade esportiva. Assim, quero te mostrar os suplementos com adequada aplicabilidade para atletas e desportistas, praticantes de futebol:
Creatina
A suplementação de creatina pode aumentar o armazenamento de energia para uso rápido durante o exercício. Como a creatina também está presente nas carnes, os vegetarianos podem experimentar maiores benefícios, pois sua dieta contém pouca creatina. Normalmente, os estudos sugerem uma dose de 0,06 gramas de creatina por quilo de peso corporal. O horário do consumo não é tão relevante, por isso, a creatina pode ser consumida a qualquer momento do dia.
Cafeína
A cafeína é um estimulante encontrado em alguns alimentos e bebidas, como o café, mas também pode ser consumida na forma de suplemento alimentar. A cafeína pode melhorar o desempenho físico através de efeitos diretos nos músculos e no cérebro. Além de aumentar o estado de alerta e concentração, há algumas evidências de que o uso de cafeína pode melhorar a habilidade e o controle motor fino. A dose está por volta de 100-200 mg por dia, permitindo aos jogadores obter benefícios sem alguns dos potenciais efeitos adversos de doses mais elevadas de cafeína.
Beterraba
A beterraba é uma boa fonte de nitrato que demonstrou reduzir o custo de oxigênio no exercício e melhorar o desempenho de resistência. Foi demonstrado que a suplementação de suco de beterraba por 6 dias melhora o desempenho do exercício intermitente de alta intensidade em jogadores de futebol treinados. São necessários cerca de 400-800 mg de nitrato e isso pode ser tomado através de 400ml de suco de beterraba 2-3 horas antes do início do jogo.
Βeta-alanina
A β-alanina é um aminoácido que não é encontrado nas proteínas, combina-se com a histidina para formar a carnosina, que atua como um tampão intracelular para eliminar a acidez dos músculos durante esforços de alta intensidade, retardando a fadiga e melhorando o desempenho. Os estudos sugerem doses de 3,2 à 6,4g/dia, fracionadas em 3 a 4 doses.
Dessa forma, aliando alimentação e suplementação adequada aos treinamentos, o praticante de futebol terá mais rendimento esportivo e, portanto, mais resultado em campo.
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Veja Também
Mulheres têm mais probabilidade de desenvolver doenças gastrointestinais
Os mitos e verdades que cercam o uso de óleos na culinária
Entenda os produtos que contêm cafeína e como consumi-los corretamente
Dieta plant-based: por que tantas pessoas estão seguindo esse estilo de vida?
Os ovos são os mocinhos ou os vilões da dieta?