É impressionante como existem pessoas que passam o ano todo sem pegar um resfriado e, quando chegam as férias, ficam de cama. Vários fatores podem levar a essa queda do sistema imunológico e, se você estiver debilitado, embarcar em aviões mais cheios nas férias, por exemplo, pode lhe render um belo resfriado. Entretanto, o que mais vale diante desses fatos (se estamos ou não em ambientes cheios) é nossa saúde do sistema imunológico. Se ele estiver enfraquecido -processo chamado imunossupressão – é mais provável que fiquemos doentes durante as férias.

Por isso se faz necessário ter uma rotina de cuidado e regrada do seu sistema imunológico, cuidando sempre da alimentação e praticando exercícios para que você não fique debilitado no momento que deveria mais poder relaxar.

 

Estresse, falta de sono e desidratação afetam o sistema imunológico

O estresse definitivamente desempenha um papel importante em doenças, como resfriados e gripes. Isso ocorre porque o hormônio do estresse, o cortisol, pode afetar a resposta imunológica do corpo, que ela é necessária para combater infecções. Nossa capacidade de combater resfriados e gripes fica comprometida quando estamos exaustos, o que enfraquece o nosso sistema imunológico -e é por isso que ter um sono adequado é tão importante. Segundo estudo de 2015, o sono é crítico quando tratamos da nossa saúde.

Os participantes que dormiram menos de seis horas por noite, durante uma semana, tiveram mais de quatro vezes mais riscos de pegar um resfriado do que as pessoas que dormiram mais de sete horas. 

Assim, antes de começar as suas férias, pratique exercícios e medite. Essas novas práticas são ótimas estratégias para desestressar e melhorar sua noite de sono. Outro fator que aumenta o estresse é ingerir bebidas alcoólicas excessivamente, pois podem causar desidratação e também ser responsável pelo aumento do cortisol.

 

Mudança de rotina

De um dia para o outro passamos de atolados de trabalho para um lugar totalmente diferente da nossa casa e com uma outra rotina. Sair da nossa rotina normal pode ser estressante e tudo que se encaixa em nossa rotina diária é interrompido quando estamos de férias.

Com as férias, podemos dormir até tarde, acordar mais cedo, comer de forma diferente e, até, fazer coisas diferentes que criam estresse com o qual não estamos prontos para lidar. E o estresse da mudança pode aumentar a produção do cortisol químico, o que leva ao enfraquecimento do nosso sistema imunológico.

 

Segue a dica

Que tal praticar essas atividades fáceis durante as férias para diminuir os níveis de cortisol? Faça exercícios, medite e ouça a sua música favorita. Tente atividades mais relaxantes, como um passeio a pé, um concerto ou apenas relaxe na varanda do hotel com seu café da manhã.

 

Jet lag

Seu corpo tem seus próprios ritmos circadianos, que funcionam como um relógio interno e ajudam a mantê-lo acordado durante o dia e dormir à noite. Ao viajar, seu ritmo circadiano é alterado devido à mudança dos fusos horários; quanto mais longe você viaja, mais você sentirá isso.

Os sintomas do jet lag incluem padrões de sono perturbados, alterações de humor, problemas estomacais como constipação ou diarreia e uma sensação geral de mal-estar.

 

Meios de transporte: carro, ônibus, navios, avião

Transportes públicos ou compartilhados podem ser ambientes com muitos germes. Os aviões, por exemplo, são espaços públicos compartilhados e, combinados com a baixa umidade e baixa pressão da cabine de um avião, se tornam o espaço “adequado” para infecções de trato respiratório superior. Então, se você quer evitar pegar um resfriado enquanto estiver no ar, lave suas mãos com frequência e mantenha-se hidratado.

Além disso, ao viajar, o centro de equilíbrio do seu cérebro pode sentir que você está se movendo quando seu corpo não está, o que pode causar náuseas, vômitos e dores de cabeça. Para evitar esse enjoo, tente mover a cabeça o mínimo possível e olhar para a frente durante o caminho. Tente não comer muito ou beber muito antes de uma longa viagem.

 

Exagerar no sol

Apesar da vitamina D ser boa para o corpo, tomar muito sol pode levar a insolação ou queimaduras solares, devido à exposição dos raios UV. Por isso, utilize protetor solar com FPS 30 ou superior e reaplique a cada duas horas. Tome bastante água e fique na sombra. Tente limitar sua exposição ao sol entre 10h e 14h, quando os raios são mais fortes.

Beber mais do que deve

Muitas vezes, nas férias, as pessoas acabam bebendo mais do que deveriam. Lembre-se que a bebida pode diminuir o seu sistema imunológico, deixá-lo desidratado e contribuir para o ganho de peso, além da falta de energia —sem mencionar o potencial para ressacas na próxima manhã. Certifique-se de comer bem e se hidratar antes, durante e após o consumo de álcool. Conheça seus limites e alterne cada bebida com água.

 

Desregular os hábitos alimentares

As férias são momentos em que comemos em abundância. Quando sua dieta muda, por exemplo, consumindo alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio, seu corpo pode sentir os efeitos; seja indigestão ou outros problemas estomacais, ou sensação de lentidão por comer refeições altamente calóricas. Em vez disso, use as férias como uma oportunidade para se alimentar de frutas e vegetais saudáveis, tentando organizar seus hábitos alimentares para o próximo ano.

 

Estresse com a família

Tentar resolver todos os tipos de estresse em suas famílias, nas férias, quando se encontram, pode ser uma abordagem cansativa e tirar a alegria de um momento que deveria ser relaxante. As férias devem ser para aliviar o estresse, não o fardo adicional de resolver grandes problemas do relacionamento.

Faça atividades que pareçam importantes para sua família, assim você pode ter um tempo de qualidade com a família sem fazer com que pareça uma obrigação. Esteja aberto para deixar as crianças passarem algum tempo sozinhas ou formar pares em diferentes grupos para diferentes eventos.

 

Enxergar as férias como um trabalho

Se você planejar e estruturar as atividades como coisas que você “precisa fazer” durante as férias, poderá transformar seu tempo de lazer em trabalho e um cronograma rígido não é um bom presságio para os níveis de estresse.

Faça assim: concentre-se em um objetivo por dia que você gostaria de realizar, ao invés de um monte de pequenas atividades para marcar na lista. Se algo não der certo, seja flexível. Se você gostaria de permanecer em uma atividade por mais tempo e isso significa não fazer outra coisa, tudo bem. É importante manter um senso de liberdade de escolha e esse é um dos elementos críticos do lazer.

 

Viajar e acumular experiências para os outros

Muita gente durante as férias quer coletar experiências e dependendo da forma como estrutura essa ideia, poderá não refletir necessariamente qualidade, mas, sim, quantidade. Algumas pessoas querem ter uma grande variedade de experiências para que tenham ótimas histórias para contar quando voltarem.

Os interesses pessoais do indivíduo realmente se perdem nessa abordagem e isso pode levar ao estresse que destrói a imunidade. Em vez disso, escolha atividades que tenham um valor intrínseco. Aquelas que você considera atraentes ou interessantes, ou que sempre quis fazer, isso será mais agradável a longo prazo do que uma série de atividades que você fez apenas para dizer que fez, e para mostrar aos outros.

 

Se culpar por estar de férias com o pensamento “eu deveria estar trabalhando”

Não é de surpreender que pessoas viciadas em trabalho possam se sentir culpadas quando estão fora do escritório. As atividades de lazer podem fazer você se sentir pior porque está se corroendo com a ideia de ‘eu deveria estar trabalhando’. De qualquer forma, sentir-se estressado com o trabalho anula o propósito de estar longe.

A única solução é descobrir maneiras verdadeiras de desconectar. Diga a si mesmo que você só vai verificar seus e-mails em um determinado momento do dia e certifique-se de que todas as suas responsabilidades sejam cumpridas antes de sair, para que haja o mínimo possível em sua lista de tarefas para se preocupar. Considere isso: as férias são o momento perfeito para você ficar mais motivado e animado para voltar ao que faz no ano seguinte.

 

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.