O Dr. Fabrício Machado, médico radiologista, convidado do quadragésimo nono episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, explicou que apesar de tantos temerem a substituição de suas profissões pela Inteligência Artificial, outros temem a falta de mão de obra decorrente do envelhecimento da população. 

“A gente vai ter uma população mais velha que produz menos, só que aí eu tenho a tecnologia para produzir para essa população. Tem alguns países, Itália e Japão, que já estão vendo isso. Falta mão de obra. Se falta mão de obra, eu preciso automatizar. Então esse medo que a gente muitas vezes tem de ser substituído, alguns países tão com medo de não ter alguém para substituir”, explica o radiologista.  

O médico destacou que a melhoria do sistema de saúde tem levado ao aumento da longevidade, principalmente nos países desenvolvidos, como a Europa, no entanto este envelhecimento levará à falta de mão de obra em algumas atividades, necessitando de tecnologia para realizar estas tarefas.

“O ser humano vai viver mais só que ele não vai produzir o tanto que um jovem produz. Esse é um problema. Então o que alguns países estão pensando: a gente precisa mesmo de ferramentas de automação, tecnológicas, de inteligência, eventualmente de inteligência artificial, para substituir algumas pessoas que não vão poder produzir, mas que eu vou precisar de alguém para produzir. ”, diz o especialista.  

Formado em medicina pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), com especialização em radiologia pela Unifesp, mestre em administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e MBA na Universidade de Miami (UM). É idealizador do Saúde pelo Mundo e do GPM, programa de ensino em gestão e tecnologia para profissionais de saúde, e especialista em Inteligência Artificial e Inovação. CRM: 121919

 

Assista ao trecho:

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #49 – Inteligência artificial na prática médica e o futuro da medicina

“Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!