O Dr. Fernando Lamana, cirurgião plástico, e convidado do sexagésimo primeiro episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, explicou sobre a existência de riscos, mesmo que mínimos, em todas as cirurgias, sendo necessário uma conversa entre paciente e cirurgião para definir se vale a pena corrê-lo, tudo dependendo dos possíveis resultados finais.

“Toda cirurgia carrega um mínimo risco, não pode falar que cirurgia não tem risco porque sempre tem. Por isso a gente toma tantas precauções e tantos cuidados, faz exame de risco cirúrgico. Toda cirurgia carrega um pequeno risco. Vale a pena? O que a cirurgia vai provocar na paciente é uma mudança tão grande a ponto de justificar esse risco? Se sim, vale a pena passar por esse mínimo risco para conseguir um resultado melhor”, destaca o especialista.  

O médico comentou como a visão distorcida da imagem pode levar os pacientes a quererem cirurgias com alterações mínimas, o que não é indicado.

“Aquela cirurgia proposta é capaz de produzir uma mudança substancial na paciente? Por que se não é, não vale a pena a gente passar por uma cirurgia que terá uma mudança pequena. Ou então uma mudança que tá muito mais na percepção da paciente do que na realidade. Muitas vezes a paciente tem uma visão distorcida da imagem e quer ainda mais intervenções”, nos conta o doutor.  

Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi residente  em cirurgia geral e especializou-se em cirurgia plástica. Nessa área, tornou-se especialista em procedimentos de mama e contorno corporal, sendo uma referência nesses procedimentos. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e palestrante. CRM71636 | RQE62555.

Assista ao trecho: 

 

Veja mais do episódio completo: Bem-Estar Podcast #61 – Descubra as tecnologias que colam à pele após a lipoaspiração