O movimento chamado burpee (abaixo explico passo a passo como realizá-lo) não tem meio termo: ou as pessoas amam ou odeiam. Agora, se você faz parte do segundo grupo, vou te dar ótimos motivos para você incluir o exercício ainda hoje na sua rotina e começar a amá-lo – ou continuar com ele nos seus treinos, caso você esteja no primeiro grupo.

Você com mais agilidade e coordenação. No burpee os movimentos devem ser rápidos, intensos, geralmente realizados por um período de tempo (não repetições) e são necessários total controle e consciência corporal.

Você com aumento de força. Por ser realizado com o próprio peso corporal, você ganha uma boa força. É um exercício funcional, que exige muito dos músculos das coxas, glúteos, panturrilhas, abdômen, braços, peito e ombros.

Você com turbina a explosão. A habilidade é trabalhada principalmente ao saltar. Mas a explosão é necessária para que o exercício, como um todo, seja eficaz.

Você melhora sua flexibilidade. Os braços e as pernas precisam estar estendidos no ponto inicial e, quando se encontram, a flexibilidade tem que estar a nosso favor.

Você aumenta a resistência física. Qualquer pessoa que já fez alguns minutos de burpee sabe o quanto isso exige fôlego. Portanto, ao realizar o movimento com frequência você ganha mais condicionamento físico.

 

Como posso fazer o burpee?

Execute toda esta sequência de forma contínua e explosiva, repetindo-a sem parar durante o tempo de exercício definido:

  1. Comece em pé, com os braços estendidos ao lado do corpo.
  2. Dobre as pernas, agache-se e coloque as mãos no chão.
  3. Empurre as pernas para trás, para uma posição de flexão.
  4. Faça uma flexão e encoste o peito no chão. Ao levantar o tronco, aproxime as pernas das mãos, retornando à posição de agachamento.
  5. Estenda as pernas e dê um salto com os braços estendidos para cima.

Burpee Tradicional

Variação de burpee com flexão

Variação de burpee com meias

Variação de burpee combinado com flexão e com meias


*Você pode variar e intensificar com sliders ou meias, flexões e muito mais.

 

Como o burpee tem alto grau de dificuldade, pessoas sedentárias e com sobrepeso só devem fazer esse exercício sob orientação de um educador físico. Outros podem começar com 3 séries de 30 segundos a 1 minuto de burpee (com intervalo de 30 segundos), e aumentar o tempo de execução à medida que vão ganhando condicionamento, até conseguirem fazer 3 minutos sem parar, por exemplo. Sempre converse com seu treinador antes de incluir qualquer movimento em sua rotina.

 

Vamos ao desafio do burpee

Você terá que realizar essa movimentação durante os 7 dias da semana. Todos os dias será necessário aumentar 30 segundos da movimentação e, a cada 30 segundos de acréscimo, descanse 10 segundos!

  • Segunda-feira: 30 segundos
  • Terça-feira: 1 minuto
  • Quarta-feira: 1 minuto e 30 segundos
  • Quinta-feira: 2 minutos
  • Sexta-feira: 2 minutos e 30 segundos
  • Sábado: 3 minutos
  • Domingo: 3 minutos e 30 segundos

E para facilitar ainda mais, fiz um post no Instagram para você, que fizer, colaborar. Bora?

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.