Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma preocupação global, com números alarmantes no mundo: mais de 1 bilhão de pessoas são portadoras da doença, sendo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. De acordo com projeções realizadas por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas, a evolução da doença no Brasil é uma realidade e, caso permaneça com a taxa de crescimento atual, em 2030 atingirá 24,5% da população.

“Em vez de focar apenas nas informações convencionais, precisamos explorar algumas abordagens menos conhecidas, que podem fazer uma grande diferença no tratamento e prevenção da doença”, comenta a nutricionista Paola Abreu.

Ela explica que a dieta equilibrada desempenha um papel fundamental no controle do peso e elenca cinco alimentos que não apenas ajudam a prevenir a obesidade, mas também auxiliam no tratamento. São eles:

 

Vegetais de folhas verdes: ricos em fibras e nutrientes essenciais, promovem a saciedade e mantêm um peso saudável;

Proteínas magras: carne magra, peixe, ovos e leguminosas são fontes de proteínas magras que ajudam na construção muscular e na queima de gordura;

Frutas frescas: com baixo teor de calorias e alto teor de fibras, elas são uma opção saudável para satisfazer os desejos de doces sem comprometer a dieta;

Grãos integrais: substituir grãos refinados por grãos integrais ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e a promover a sensação de saciedade;

Gorduras saudáveis: abacate, nozes, sementes e azeite de oliva são fontes de gorduras saudáveis que podem ajudar no controle do peso quando consumidas com moderação.

 

Além disso, a nutricionista ressalta que deve ser evitado no tratamento da obesidade: dietas extremamente restritivas; pular refeições; consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e sedentarismo

“A abordagem médica e nutricional é essencial no tratamento e prevenção da obesidade e do sobrepeso. Somente médicos e nutricionistas são capacitados para fornecer orientação personalizada que garanta segurança e eficácia das estratégias adotadas”, orienta a especialista Paola.

Colaboração: Dra. Paola Abreu, nutricionista na clínica-boutique Elaine Dias JK Health & Beauty, especialista em emagrecimento saudável.

 

Para saber mais sobre o Dia Mundial da Obesidade e como as mulheres são mais afetadas por essa doença, confira a matéria:

Mulheres são mais afetadas pela obesidade, totalizando 62,6% dos casos no Brasil

 

*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.