24/11/2023 - 17:00
É comum que muitas pessoas negligenciem o equilíbrio nutricional nesta época, entregando-se a muitos sorvetes calóricos, bebidas alcoólicas, entre outros. Porém, é possível manter uma rotina nutritiva que pode ajudar nesse clima quente, fazendo combinações de alimentos usando a criatividade mesmo com pouca variedade. Pensando nisso, reuni algumas dicas incríveis para você se inspirar e experimentar.
Saladas coloridas
As saladas em geral são saudáveis, desde que não contenham molhos com alto teor calórico. Então que tal optar por saladas mais leves e coloridas, como variações com folhas verdes, tomate, cenoura ralada e azeitonas?
Além disso, grão de bico, palmito, milho, tomate cereja e ovos de codorna também são excelentes combinações para uma segunda opção de salada. Você pode usar a imaginação para compor esses alimentos. Mas lembre-se, evite usar temperos com alto teor calórico, opte por molhos caseiros como limão, vinagre de maçã, uma pitada de sal marinho e azeite. Dessa forma, acrescenta mais sabor e não calorias.
Uma dica para quem gosta de ser criativo nessas preparações é incluir pequenos pedaços de frutas como manga, maçã, abacaxi ou até abacate para dar um toque final. Essa combinação de folhas e frutas, além de nutritiva, é um ótimo equilíbrio para essa rotina calorosa que estamos enfrentando.
Alimentos ricos em água
O risco de desidratação pode aumentar neste momento, principalmente para quem bebe pouca água. Claro que o ideal seria beber 2 litros de água por dia, mas junto com esses alimentos pode ser ainda mais rico – nutricionalmente falando – para evitar a desidratação.
Esses alimentos são: pepino, pimentão, tomate, melão, melancia, laranja, morango, pera, maçã, tangerina, uva e abacaxi. Além disso, são opções deliciosas e refrescantes para incluir na alimentação diária.
O pepino, por exemplo, é composto por cerca de 96% de água e pode ajudar a manter o corpo hidratado. Pimentões e tomates são ricos em vitaminas, além de possuírem alto teor de água.
O melão e a melancia são frutas conhecidas pelo alto teor de água, proporcionando hidratação e sabor ao mesmo tempo. Morangos, peras, maçãs, uvas e abacaxis também são ótimas opções, pois contêm boa quantidade de água e nutrientes essenciais ao organismo, além de serem ótimas combinações para o preparo de sucos naturais.
Sucos naturais
Esses dias experimentei suco de laranja, acerola e morango e me surpreendi com o resultado. Estava tão gelado, saboroso e nutritivo que, além de levemente azedo, não precisou de nenhum tipo de adoçante. Para quem nunca experimentou essa combinação, garanto que não vai se arrepender.
Outras alternativas criativas são misturar frutas que você acha que não “combinam”, por exemplo maçãs e peras. Bater as duas frutas cortadas com água gelada no liquidificador é uma delícia e desintoxica o organismo.
Há também uma mistura de frutas e folhas que são antioxidantes. Suco de melancia com limão e hortelã, por exemplo, é uma bebida que fica ainda mais valorizada. Ou ainda maracujá, couve e mel também são muito saborosos, assim como o famoso abacaxi com hortelã. Eles são ótimos para ajudar o intestino a funcionar melhor.
Smoothie
Smoothies são aqueles sucos reforçados que parecem um milkshake, com consistência cremosa e também muito refrescante. Uma opção é misturar o iogurte natural com pedaços de frutas de sua preferência. Melão ou morango, por exemplo, são boas alternativas. Você também pode adicionar castanha e aveia em flocos.
O meu favorito é bater pedaços de banana congelada e morango congelado no liquidificador, com aveia em flocos, chia e leite de amêndoas. Às vezes também adiciono uma colher de cacau em pó 70%.
Viu como existem tantas maneiras incríveis de se refrescar?
E para ficar por dentro dos assuntos relacionados à alimentação saudável com diversas dicas imperdíveis, e também de pratos cheios de cor e sabor, leia este texto da Dra Samantha Rhein, Nutricionista e Doutora em Ciências da Saúde.
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e é supervisionado por um Profissional da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.