Um novo estudo Association of daily sitting time and coffee consumption with the risk of all-cause and cardiovascular disease mortality among US adults, revelou que pessoas sedentárias —consideradas aquelas que ficam até 6 horas sentadas —, consumidoras de café, têm um risco menor de mortalidade em comparação à sedentários que não consomem essa bebida. 

 

Sobre o novo estudo 

O estudo foi baseado em duas variáveis: a quantidade de tempo sentado e a quantidade de café consumido. A primeira estaria relacionada ao sedentarismo, analisando os riscos e doenças associados à essa prática. A segunda estudaria os benefícios do consumo do café. 

A pesquisa estava interessada em descobrir a relação entre o tempo sentado e a quantidade de café consumido, e como essa estaria associada à diminuição do risco de mortalidade, de todas as causas decorrentes do sedentarismo, especialmente das doenças cardiovasculares. 

A análise foi feita com base de dados do National Center for Health Statistics, na medição National Health and Nutrition Examination Survey, que mensurou entre os anos de 2007 e 2018, a saúde e nutrição de adultos dos Estados Unidos. 

Estes dados sobre a mortalidade foram compilados por entrevistas e exames físicos até 31 de dezembro de 2019. A quantidade de tempo sentado foi auto-relatado pelos pacientes do estudo e a quantidade de café por entrevistas que analisaram a dieta em 24 horas. 

 

A quantidade de tempo sentado pode ser considerado sedentarismo?

O estudo descobriu que a relação entre a quantidade de tempo sentado no seu dia teria impacto significativo na taxa de mortalidade por todas as causas. Ficar sentado por mais de 8 horas por dia estaria associado a um aumento de 46% do risco de mortalidade e 79% do risco de morte por doenças cardiovasculares, em relação à quem ficaria sentado por menos de 4 horas por dia. 

 

A relação com o consumo de café

A pesquisa concluiu que quem consumia mais café —mais de duas xícaras por dia —apresenta um risco menor de mortalidade por todas as causas em 33%, e 54% do risco de morte por doenças cardiovasculares, comparados às pessoas que não consomem café.  

Contudo, a pesquisa relatou que não há ainda estudos suficientes para compreender a relação entre a cafeína e o menor risco de mortalidade, por se tratar de uma substância complexa. 

A conclusão do estudo foi que sedentários que ficam mais de 6 horas sentados por dia e não consomem café, estariam fortemente associados a um risco maior de mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares que aqueles que ficam sentados por menos horas e/ou consomem café. Para saber mais sobre os benefícios do consumo do café, confira a matéria O café e seus benefícios surpreendentes para o corpo.

E se deseja uma vida mais ativa, deixando de ser sedentário, confira as matérias da colunista Paola Machado sobre uma vida mais saudável e ativa.

 

O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e é supervisionado por um Profissional da Saúde.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

Zhou, H., Nie, J., Cao, Y. et al. Association of daily sitting time and coffee consumption with the risk of all-cause and cardiovascular disease mortality among US adults. BMC Public Health 24, 1069 (2024). https://doi.org/10.1186/s12889-024-18515-9
Biswas A, Oh PI, Faulkner GE, Bajaj RR, Silver MA, Mitchell MS, Alter DA. Sedentary time and its association with risk for disease incidence, mortality, and hospitalization in adults: a systematic review and meta-analysis. Ann Intern Med. 2015 Jan 20;162(2):123-32. doi: 10.7326/M14-1651. Erratum in: Ann Intern Med. 2015 Sep 1;163(5):400. doi: 10.7326/L15-5134. PMID: 25599350. Sedentary time and its association with risk for disease incidence, mortality, and hospitalization in adults: a systematic review and meta-analysis – PubMed (nih.gov)