Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, a conversa foi com a Carla Goes, cirurgiã especializada em dermatologia.

No bate-papo de hoje, a cirurgiã falou sobre suas experiências de vida, desde os dias de residência até a criação de seu Instituto focado em fornecer apoio e atendimento médico e psicológico para mulheres vítimas de violência doméstica. 

“Nós fazemos um trabalho de acolhimento e tratamento médico, psiquiátrico e psicológico, porque se você não tiver isso, você não consegue tirar a mulher daquela situação de violência. Não consegue quebrar aquele ciclo de violência. Mas o mais interessante foi que chegaram mulheres assim com 19 facadas, todas no rosto, mulheres que tiveram o nariz arrancado, lábios arrancados, orelhas arrancadas, e não tinha onde essa mulher ser tratada. Então era indicação que chegava ali pelo direct do Instituto, às vezes pessoas me conheciam, me procuravam. E aí nós começamos esse tratamento, porque volta a dignidade”, enfatiza a especialista.

A especialista explicou todo o processo do tratamento de reconstrução facial, auxiliando a mulher em seu processo de melhora.

“Sempre começou com a fototerapia, com um tipo de laser, que tirava aquele processo todo inflamatório porque tinham pessoas que não conseguiam nem beber água. Aí começou todo um tratamento, que envolve as cicatrizes que são amplas, aí entra com o laser, entra com técnicas cirúrgicas, até que essa mulher possa conseguir se olhar novamente no espelho”, revela Carla.

Formada em medicina, Carla é cirurgiã com 30 anos de atuação em São Paulo, especializada em dermatologia. Ministra palestras na área médica, direcionada para cursos de imersão e capacitação de médicos sobre atualização com lasers e treinamentos com novas técnicas de rejuvenescimento. Também é autora dos bestsellers “Grávida e Bela”, “Mãe, e agora?”, “Belíssima: aos 40, 50, 60…”, “Beleza Sustentável / Como Pensar, Agir e Permanecer Jovem”, e o mais novo lançamento: “O Poder É Seu”. Em 2018 fundou o Instituto “Um Novo Olhar”, trabalho pioneiro no Brasil, que atua no acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, com reconstrução facial, atendimento médico psicológico e acompanhamento de assistentes sociais. Em 2022 criou junto ao IPQ (Instituto de Psiquiatria do hospital das Clínicas de São Paulo) o primeiro ambulatório da América do Sul dedicado às vítimas de violência doméstica, em parceria com o Instituto Um Novo Olhar.

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!