Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, a conversa foi com a Priscilla Montes, educadora parental.

No bate-papo de hoje, a especialista em neurociência infantil trouxe à conversa a relação entre pais e filhos, e a necessidade de fazê-la de forma respeitosa, incentivando seu filho a opinar e ter um papel de fala, sabendo reconhecer emoções. Além disso, enfatizou a importância de estimular seu filho a ser ele mesmo, não obrigando-o a criar um personagem para ser amado.

“Isso acontece muito nessa gestão de famílias, que é criar um personagem. Às vezes a gente vê crianças pequenas e adolescentes, porque veem que os pais são os que [eles] precisam amar, né? Porque pai e mãe ou quem cuida daquela criança, seja quem for, tá suprindo ali suas necessidades físicas, emocionais, fisiológicas. Então a criança olha para aquele ser e, bom, eu preciso corresponder a essa pessoa que tá suprindo todas as minhas necessidades”, enfatiza a especialista.

A educadora explicou que essa necessidade de corresponder ao que seus pais ou cuidadores esperam de você pode levar ao surgimento de máscaras, o que impacta diretamente sua saúde emocional.

“Mas se eu sou quem eu nasci pra ser, eu não tenho essas necessidades supridas, então eu crio um falso eu. E aí você não tem, não nasce, não se desenvolve com autenticidade, um dos pilares da saúde emocional”, completa Priscilla.

Formada em direito, Priscilla tornou-se educadora parental certificada pela Positive Discipline Association (PDA) e influenciadora digital, fazendo uma pós-graduação em Neurociências e Desenvolvimento Infantil na PUC-RS. Atualmente atua como influenciadora digital, palestrante e mentora de famílias. 

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!