Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, a conversa foi com a Dra. Carol Mardegan, médica cirurgiã vascular.

No bate-papo de hoje, a médica explicou que, embora muitas pessoas associam o exercício físico ao aumento de varizes, isso não é verdade. O que ocorre é um processo natural do corpo durante o treino, chamado vasodilatação.

“Quando a gente faz atividade física, a gente faz uma vasodilatação. Imagina que o músculo precisa de oxigênio, e o oxigênio vai chegar através do sangue. Então existe uma vasodilatação, a veia aumenta, naquele local que você está treinando. Isso é um processo natural que acontece no corpo quando a gente está fazendo atividade física. E muita gente se assusta. Mas calma, nem toda veia que dilata está alterada. Ela não é uma varizes. Quando você para a atividade física ela volta, ela desaparece”, enfatiza a médica.

A cirurgiã traz a importância de treinar, usando a atividade física como forma de prevenção e de tratamento para pessoas com varizes. 

“A atividade física, muito pelo contrário, ela não atrapalha nem prejudica. Eu gosto de recomendar a atividade física, porque quanto mais musculatura você tiver na panturrilha, melhor o sangue voltará para o coração. Imagine que uma panturrilha que tem muito músculo, toda vez que esse músculo contrai, ele ajuda o sangue a voltar para o coração”, comenta Carol.

Formada em medicina pela Universidade de Taubaté, com residência médica em Cirurgia Vascular pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), especialização Fellowship em Cirurgia Endovascular, Carolina Mardegan é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e tem como foco a Cirurgia Endovascular. É especialista  no tratamento de condições vasculares, como aterosclerose, trombose, varizes, entre outras.  CRM 155.653 RQE 85754 / 85754-1