Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Numa conversa agregadora, a especialista revelou que a gordura do lipedema é diferente da gordura da obesidade, sendo sua origem não um superávit calórico, e sim um processo inflamatório. 

“Você precisa fazer estímulos para ela [a célula da gordura] encolher. Só que essa gordura do lipedema é diferente da gordura da obesidade. Na gordura da obesidade você engorda, faz ganho calórico e ela cresce. Isso acontece com a gordura do lipedema também, se você engordar ela vai crescer. Porém ela cresce por estímulo inflamatório”, traz a cirurgiã.

Enfatizou que mesmo pessoas muito magras podem apresentar lipedema, e não será por meio da restrição calórica que ele vai sumir, porque a gordura dessa doença não cede ao déficit calórico, mas por uma mudança alimentar. 

“A gordura do lipedema não cede a estratégias de déficit calórico como na obesidade”, trouxe a especialista.

Formada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com especialidade em cirurgia vascular, é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology e do American College of Lifestyle Medicine. Possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. RQE 26557.