Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com a Dra. Andreia Costa Santos, doutora em economia. 

Numa conversa agregadora, a Dra. explica que a OMS (organização mundial de saúde) recomenda que médicos, enfermeiros ou qualquer profissional de saúde aconselhem os pacientes a praticar atividade física, pois isso teria um efeito enorme na mudança de comportamento, e que precisa ser algo sistemático.

“Dentro do sistema governamental, fazer campanhas massivas para informar a população sobre os riscos e informar da necessidade de fazer atividade física. Se estas duas intervenções forem implementadas, você tem o retorno do investimento”, revela.

A especialista ainda relata sobre o elevado número de pessoas sedentárias, o que poderia ser evitado.

“Para um número global, nós chegamos a 500 milhões de casos, que poderiam ser evitados se os níveis de atividade física eles atingissem o que seria recomendado pela organização mundial de saúde”, nos contou a doutora.

Doutora em Economia da Saúde pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSTHM), University of London. É professora e pesquisadora na LSHTM e pesquisadora no Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Ampla experiência em análise de custos de intervenções em saúde e coautora de uma pesquisa sobre o custo da inatividade física para a saúde pública em 194 países. 

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!