Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com a Dra. Deborah Beranger, endocrinologista, especialista em obesidade.

Em uma conversa esclarecedora, a doutora explicou que, apesar da importância da mudança alimentar e da prática de exercícios físicos, a genética é a soberana no tratamento da obesidade, sendo necessária a compreensão dessa causa pelos pacientes que sofrem com essa doença.

O paciente que tem tendência a ganhar peso, ele vai ter tendência a ganhar peso a vida inteira. A gente sabe que a genética é soberana. Não é uma escolha do paciente. Ele não escolhe ter uma tendência a ganhar peso. Então, assim, o tratamento é crônico. Eu falo na primeira consulta que o paciente tem que aceitar que ele tem que ser tratado, que ele vai ter que aceitar que é um tratamento para o resto da vida e que dieta e exercícios sozinhos não vão dar conta”, revela Deborah. 

Ela enfatizou que é possível emagrecer sem medicação, apenas com dieta e exercícios intensos, contudo as chances de engordar novamente são certeiras. Ela complementa que o uso dos medicamentos é necessário e para o resto da vida, visando a melhora na saúde e bem-estar de quem sofre com obesidade.

“Às vezes o paciente passa até por uma fase de uma dieta muito restritiva com exercício muito intenso e ele consegue fazer uma perda muito importante, ele está naquela fase muito empolgado, nossa sou capaz de ficar magro, de ficar saudável com exercício e com dieta, que eu acho muito legal obviamente, mas a gente sabe que esse paciente vai ganhar peso porque a genética é soberana, e é muito difícil realmente uma disciplina alimentar e uma disciplina de atividade física constante. Então assim, a medicação é muito essencial”, retoma a endocrinologista.

Formada pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, clínica médica pela Sétima Enfermaria, pós-graduada em endocrinologista pela SCMRJ e em terapia intensiva pela Faculdade Redentor – AMIB, é especializada em diabetes gestacional, e realizou o curso de diagnóstico e manejo contemporâneo da obesidade pela Unicamp, Campinas. 

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!