Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com Andrea Tolentino, dentista do esporte.

Numa conversa reveladora, Andrea comentou as diferenças entre dentistas e dentistas esportivos, que, para muitos, desconheciam essas diferenças na área da odontologia, além de comentar sobre a relação entre saúde bucal e exercício físico. 

Preciso minimizar. Eu só consigo parar isso, se tirar, mas isso não é possível. Então hoje, como dentista do esporte, o que o difere de outro dentista é justamente ele entender esse estilo de vida desse paciente, para que ele consiga dentro dessa rotina dele estabelecer estratégias para minimizar isso”, revela a especialista. 

Ainda sobre essas diferenças, a dentista, traz como exemplo as consequências da natação na saúde bucal e como o dentista do esporte irá lidar com isso, sendo que atletas precisam minimizar os prejuízos dentais para seguirem praticando determinado esporte. 

“Por exemplo praticante de natação. Porque muitas vezes ele pode estar nadando numa piscina com pH baixo. É o mesmo problema de bebidas acídicas. Porque toda piscina precisa ser clorada, ela tem que ser desinfetada. E dependendo de como é feito esse processo de desinfecção, o pH da piscina cai. Você imagina uma pessoa que nada uma hora, uma hora e meia hora, duas horas por dia numa piscina que está com poder coesivo alto. Degrada mais rápido as estruturas dentárias. Então tem que ficar ligado no paciente, qual esporte ele faz, e se for natação precisa estabelecer algumas coisas para que ele possa estar naquele ambiente de forma saudável”, afirma Andrea.

Andrea é graduada, mestre e doutora em odontologia, pós-graduanda em odontologia do esporte e docente na especialização em odontologia do esporte nacional e internacional. Atua como diretora científica da Sports Dental.  

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!