Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com Alessandro Oliveira, fisioterapeuta holístico.

Em conversa agregadora, ele revelou as principais lesões esportivas que ocorrem em jogadores profissionais de basquete e futebol americano. Ao contrário do que imaginamos, a maioria das lesões localiza-se nas partes inferiores do corpo, mais especificamente nos tornozelos e joelhos.  

A gente vê muito no tornozelo, porque você salta muito, pula muito, muda de direção muito, aí pisa no pé do outro atleta. Todo mundo acha que, por o basquete ser jogado com as mãos é mais ombro, e tudo mais, porém não é, a parte mais, é a parte inferior que acontece”, contou Alessandro. 

E falando sobre os treinos, ele revelou que são muitas horas de treino. Desde musculação, treinamento individual até 2 horas jogando na quadra, treinando com sua equipe, o atleta de basquete treina por volta de 4 horas diariamente. 

“Tem que fazer sua musculação, depois tem que fazer seu treino individual, aí você tá lá na quadra,  você tem que chutar mil bolas, aí começa o treino, você fica lá uma hora e meia, duas horas. Aí depois você fica mais um pouquinho, chuta mais 100 bolas. Aí você para e está, no mínimo, umas quatro horas em atividade”, afirma o fisioterapeuta.

Alessandro é formado em fisioterapia pela Universidade Ibirapuera, em Athetic Training pela Carson Newman University, nos Estados Unidos. Fez mestrado em High Performance Sports and Science pela Australian Catholic University, na Austrália. Atualmente está cursando PhD em Leadership e Human Performance na Concordia University Chicago. Trabalhou em times de basquete da NBA, como o Atlanta Hawks e Brooklyn Nets. Atualmente seu foco é em sua marca, o  “AO7 Performance”, atuando como holistic athletic performance para jogadores profissionais da NBA, NFL e entretenimento (Red Hot Chilli Peppers).

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!