Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com Jorge Pizzol, psicólogo e especialista em testes neuropsicológicos com o objetivo de realizar diagnósticos precisos, para que as pessoas não dependam de diagnósticos superficiais, como as redes sociais. 

Em conversa aprofundada, ele alertou que há informações confusas publicadas na internet, e pessoas se auto diagnosticando dizendo que têm TDAH. Isso é prejudicial tanto para quem realmente tem o transtorno quanto para quem não tem.

“Eu posso ter dificuldade de atenção ou uma hiperatividade mas não ter o TDAH, pra você fechar o diagnóstico são vários fatores.”, relatou Jorge.

Com uma visão ampla da psicologia voltada para avaliações, a fim de identificar doenças cognitivas, Jorge destaca a importância de realizar uma avaliação neuropsicológica completa, com o objetivo de analisar diversos fatores, como atenção, memória, inteligência e outras questões de saúde mental. Isso pode ajudar na melhor compreensão de si mesmo e no manejo da rotina diária.

“Qual é o prejuízo disso hoje na sua vida? Você está conseguindo trabalhar? Não consegue trabalhar? O que está acontecendo? É uma questão ansiosa ou não ansiosa? Se começa a ter muito prejuízo escolar e trabalho é importante buscar ajuda.”, alerta Jorge. 

Formado em Psicologia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP, Pós Graduação em Psicoterapia Breve Operacionalizada, Especialização em Neuropsicologia e Saúde Mental pela FMUSP além de diversos cursos na área de saúde mental.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!