Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com o Marco Uchida, doutor em educação física, especializado em treinamento de força e potência para idosos e esporte paralímpico. 

Em conversa esclarecedora, ele explicou que para alcançar a hipertrofia não se pode fazer pouco exercício físico, e que fazer pouco está relacionado à proporção de cada pessoa. Para uma pessoa que não treina e sedentária, uma pequena quantidade de exercício físico pode ajudar na hipertrofia, enquanto para uma pessoa ativa, que treina muito, para alcançar a hipertrofia, precisa de treinos com mais volume. No entanto, existe um limite máximo para esse volume possível.

“Tem por objetivo a hipertrofia muscular, você está trabalhando com a ideia de aumentar o volume, mas tem um teto esse volume, porque você tem um teto de horas. Eu tenho que ter mais tempo, mais repetições, o que eu tenho que fazer? Aumentar o número de sessões, de vezes”, afirma Marco.

Trazendo um tema tão procurado atualmente, Marco aprofunda mais sobre a hipertrofia, falando sobre a quantidade ideal de treinos para atingi-la. 

“As indicações para hipertrofia muscular, ou para as adaptações de força em geral, são de duas a três vezes por semana por grupo muscular”, enfatiza Marco.

Marco Uchida possui mestrado e doutorado pelo ICB da USP, com pós-doutorado pela Universidade de Kyoto, no Japão. É professor associado da FEF-UNICAMP e livre-docente da FEF Unicamp. Atualmente está envolvido em projetos de treinamento de força e potência para idosos, esporte paralímpico e tecnologia vestível para saúde e esporte.

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!