Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com Maíra Saboia e Leandro Fernandes, profissionais de Educação Física.

Em uma conversa didática e interativa, eles destacam que mulheres que já praticavam atividades físicas antes da gestação têm menos risco de desenvolver os sintomas da gravidez, como náuseas e dores nas articulações.

Com uma abordagem educativa, eles explicam que devido aos mitos, aos sintomas conhecidos da gravidez, ao crescente sedentarismo e à recente mudança nas recomendações médicas, levarão em média 40 anos para que todas as gestantes pratiquem atividades físicas de forma eficaz. 

“A gente tem benefícios de controle de peso, diabetes gestacional, desenvolvimento de uma pré-eclâmpsia, que é a pressão alta durante a gestação, pensando em benefícios metabólicos. Agora pensando em benefícios psicológicos, têm a melhora da autoestima, melhora da sua relação com o corpo, dores, a dor lombar que é super frequente, principalmente em final de gestação”, conta Maíra e Leandro no episódio.  

Maíra Saboia é formada em educação física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrando em exercício e gestação pela USP, além de ser especialista em saúde e nutrição pela UNIFESP. 

Leandro Fernandes é formado em educação física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com mestrado e doutorado em educação física, também pela UNIFESP, além de ser o cofundador da @lema_personal e professor universitário. Tem experiência em áreas como fisiologia do exercício, treinamento físico e programação materno-fetal.

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!