Está no ar mais um episódio do Podcast Bem-Estar com Paola Machado, mestre e doutora em Ciências da Saúde. Desta vez, o bate-papo foi com o Dr. Rodolfo Marinho, formado em educação física pela UNESP e em pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Ouro Fino/MG pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-doutor em Metabolismo do Câncer pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Em conversa intimista, Rodolfo trouxe muitas histórias pessoais para abordar a importância da educação física para a saúde, destacando que faltam profissionais qualificados no mercado, em meio a tantas pessoas fazendo exercícios errados correndo o risco de prejudicar a saúde.

Rodolfo comentou ainda que não se trata apenas de estética, mas também de emoções e bem-estar. Segundo ele, saber expressar seus sentimentos e manter uma boa rotina pode prevenir a possibilidade de desenvolver algumas doenças, e qualquer compulsão. Além de possibilitar a conversa entre amigos e liberar serotonina, praticar exercícios, segundo ele, ajuda na saúde física e emocional das pessoas.

“Muitas vezes a gente passa pelos momentos sem prestar atenção. E aí o que entra do exercício físico que dá prazer: a relação social, e então fazer exercício que vai fazer você conhecer outras pessoas. E o que que é legal de quando você pratica algum esporte, sendo vôlei, futebol, você brincar, você estar aí com seus amigos”, comenta ele. 

Formado em educação física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com mestrado em ciências pela UNIFESP, doutorado em ciências da motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e pós-doutorado em Metabolismo do Câncer pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), atua como coordenador do Núcleo de Educação Física: Saúde e Esporte da Medicina do Esporte da UNIFESP. 

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros parecidos no nosso portal!